
Mais de três centenas de jovens residentes nos Açores participaram na atividade “Como Funciona a Justiça em Portugal?”, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, em parceria com a Comarca dos Açores. A iniciativa envolveu 371 estudantes, com idades entre os 15 e os 25 anos, ao longo do mês de maio.
Segundo uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, a atividade decorreu no âmbito da Semana Europeia da Juventude, assinalada entre 24 de abril e 1 de maio, sob os temas da solidariedade, equidade e justiça.
As sessões tiveram lugar nas salas de audiências dos tribunais das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Flores, tendo sido dinamizadas em formato interativo por profissionais da área da justiça, nomeadamente magistrados, procuradores, advogados e oficiais de justiça.
De acordo com a mesma fonte, os jovens participantes tiveram oportunidade de conhecer a organização do sistema judicial português, compreender o papel dos tribunais e dos seus principais operadores, bem como identificar conceitos jurídicos de forma simples e acessível. A iniciativa procurou ainda estimular o pensamento crítico, o sentido de cidadania e a ligação entre a justiça e a realidade específica do arquipélago.
A secretária regional Maria João Carreiro destacou a expressiva adesão das escolas da Região, sublinhando tratar-se de “mais uma oportunidade pública para capacitar os jovens com ferramentas de conhecimento e participação”, reforçando a ligação das novas gerações aos valores europeus da democracia, da justiça e da cidadania.
Para a governante, esta experiência proporcionou ainda uma “compreensão mais próxima das instituições democráticas e dos mecanismos que asseguram o funcionamento de uma sociedade livre, justa e participativa”, conforme refere a nota de imprensa.
Maria João Carreiro enalteceu igualmente a “pronta adesão e a empenhada participação da Comarca dos Açores nesta atividade que aproxima os jovens das instituições”.
A Semana Europeia da Juventude, organizada pela Comissão Europeia, realiza-se de dois em dois anos e promove a participação cívica, a cidadania ativa, o diálogo com os decisores políticos e a capacitação dos jovens, incentivando o acesso à informação credível e o envolvimento democrático.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
