PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA 121º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE NEMÉSIO COM PLACA À ENTRADA DA CIDADE

A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinala, esta segunda-feira, dia 19, o 121º aniversário do nascimento do escritor Vitorino Nemésio com a colocação de uma placa alusiva na rotunda do tribunal, à entrada da cidade.

Segundo a Presidente da Autarquia, Vânia Ferreira, quem chega ao centro histórico tem presente a memória do escritor praiense, figura incontornável da literatura portuguesa do século XX.

“É uma forma singela de recordarmos Nemésio. Aquela rotunda, na porta de entrada da cidade, carecia de uma intervenção e, tendo materiais e recursos próprios, conseguimos criar ali um espaço que abrilhanta a cidade, homenageia Vitorino Nemésio e o divulga, porque um residente que chegue à cidade, recordar-se-á do famoso Se Bem me Lembro; e quem visita a cidade, terá curiosidade em saber quem é aquela figura no painel de azulejos, podendo, por exemplo, visitar a Casa Museu Vitorino Nemésio, que é um dos nossos atrativos turísticos”, explica Vânia Ferreira citada em nota de imprensa da autarquia.

No âmbito da valorização turística da vida e obra do escritor na cidade, a autarca praiense adianta ainda que, em 2023, deverá concretizar-se o projeto expositivo sobre a Açorianidade e a requalificação da exposição patente na Casa Museu Vitorino Nemésio.

“A candidatura à GRATER foi aprovada e estamos a trabalhar já nesse âmbito. E temos outras iniciativas em carteira, que anunciaremos brevemente”, informa a autarca.

Vitorino Nemésio nasceu a 19 de dezembro de 1901 na Praia da Vitória e pereceu a 20 de fevereiro de 1978. O autor de Mau Tempo no Canal pouco tempo antes de morrer pede ao filho para ser sepultado no cemitério de Santo António dos Olivais, em Coimbra. Pediu também que os sinos tocassem o Aleluia em vez do dobre a finados. Ambos os pedidos foram cumpridos.

© GC-MPV | Foto: CMPV | PE