AFAH ALCANÇOU O 3º LUGAR NA FASE ZONAL DO TORNEIO NACIONAL SUB-16 FUTEBOL FEMININO

Este fim de semana, a Seleção Sub-16 Futebol Feminino da Associação de Futebol de Angra Heroísmo (AFAH) disputou, no Estádio Municipal da Ribeira Grande, em São Miguel, a Fase Zonal do Torneio Nacional Sub-16 Futebol Feminino.

Na prova, as Associações de Futebol de Angra, Horta, Ponta Delgada e Madeira procuravam alcançar a melhor classificação possível, a qual seria o fator de enquadramento nos três grupos existentes aquando do Torneio Nacional.

A seleção da AFAH, orientada por Saúl Neves, iniciou a sua participação frente à seleção da AF Madeira, no dia 17, tendo saído derrotada por oito bolas a zero.

Já no dia seguinte, domingo, 18 de dezembro, as atletas da AFAH defrontaram e venceram, por quatro a um, as congéneres da AF Horta, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

Quadro de jogos:

AF Ponta Delgada 4-1 AF Horta (meias-finais)
AF Madeira 8-0 AF Angra do Heroísmo (meias-finais)
AF Horta 1-4 AF Angra do Heroísmo (jogo de 3º/4º)
AF Ponta Delgada 0-6 AF Madeira (final)

Tabela classificativa:
1º AF Madeira
2º AF Ponta Delgada
3º AF Angra do Heroísmo
4º AF Horta

Na convocatória constaram atletas de sete clubes filiados da AFAH e das três ilhas sob a sua jurisdição, sendo estas as eleitas de Saúl Neves: Beatriz Silva e Letícia Alves, do CDCC Posto Santo; Nádia Câmara, do GD Luzense; Magali Mendonça e Verónica Sousa, do GDM Praiense; Ana Silveira, do GD Velense; Letícia Nunes, do SC Angrense; Bruna Alves, Ivana Almeida e Mariana Almeida, do SC Guadalupe; Angélica Lemos, Beatriz Miranda, Luana Brasil e Marlene Dutra, do SC Lusitânia.

Recorde-se que, anteriormente, as seleções das Regiões Autónomas, ao contrário das do Continente, disputavam a fase zonal apenas no momento do Torneio Nacional, iniciando a sua participação no dia que antecedia a Fase Nacional. Na forma atual entram as vinte e duas seleções em pé de igual no Torneio Nacional e isto fruto da vontade das associações insulares.

Agora, segue-se a Fase Final que terá lugar em Viseu, entre os dias 14 e 16 de abril, estando a Seleção da AFAH inserida no Grupo de Bronze, fruto do terceiro lugar aqui alcançado.

© PP/AFAH | Foto: AFAH | PE