CHEGA QUESTIONA GOVERNO SOBRE AVANÇO DO CARGUEIRO AÉREO

O deputado único do Chega no parlamento açoriano, José Pacheco, questionou na manhã desta terça-feira, no arranque dos trabalhos parlamentares, o Governo Regional dos Açores acerca do cargueiro aéreo que o executivo anunciou recentemente.

José Pacheco intervinha na sessão de perguntas ao Governo Regional sobre a ilha das Flores, indagando a tutela se tem havido “algum diálogo, algum trabalho ou alguma logística já preparada para que o cargueiro funcionasse”.

Reconhecendo benefícios de um cargueiro aéreo que permita escoar de forma mais célere produtos de todas as ilhas, o deputado lembrou que, principalmente na ilha das Flores, as ligações marítimas são sempre uma preocupação dos empresários.

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, destacou não haver nesta altura registo de queixas de transporte de passageiros e de mercadorias. Além disso, ressalvou que havendo uma maior oferta de transporte aéreo de passageiros, também se regista um aumento de oferta de transporte de carga e, por isso, o Governo está a avaliar o mercado relativamente às necessidades de um cargueiro aéreo.

Ainda durante a sua intervenção e segundo a nota do partido enviada às redações, José Pacheco lançou algumas críticas ao cooperativismo e à forma como funcionam muitas Cooperativas na Região e, relativamente à ilha das Flores, questionou se o anúncio recente do Governo da República de atribuição de 125 euros a cada cidadão não pensionista com rendimento até 2.700 euros mensais, também se aplicará aos florentinos e a todos os açorianos.

A sessão legislativa do mês de setembro, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, arrancou esta terça-feira e decorre até à próxima sexta-feira, dia 09, na cidade da Horta, ilha do Faial.

Os trabalhos iniciaram-se com uma sessão de perguntas ao Governo Regional, com resposta oral, apresentado pela representação parlamentar do IL, sobre o desenvolvimento socioeconómico da ilha das Flores, abordando os transportes, as acessibilidades e investimentos públicos estruturantes para aquela ilha.

© CH/A | Foto: CH/A | PE