VEREADORA DA CMPD FELICITA GOVERNADOR DO ROTARY INTERNACIONAL E QUER PARCERIA COM ROTÁRIOS A GERAR “NOVOS SUCESSOS” E RESPOSTAS SOCIAIS

A Vereadora Cristina Canto Tavares defendeu, esta segunda-feira, “haver ainda margem” para que a Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) e o Rotary Club possam direcionar “a excelente parceria já existente a novos resultados e sucessos em várias áreas sociais afetas ao concelho, como se verifica com o projeto EMERGIR”.

A autarca falava à saída de um jantar de visita do novo Governador do Distrito 1960 do Rotary Internacional, Vitor Cordeiro, que teve lugar numa unidade hoteleira de Ponta Delgada, tendo aproveitado a ocasião para felicitar o recém-empossado dirigente rotário pelo cargo e endereçar-lhe votos de melhor sucesso no exercício de funções.

“Quero desejar ao Governador Vítor Cordeiro os maiores êxitos no cumprimento dos seus objetivos”, declarou Cristina Canto Tavares, manifestando a convicção de que “os sucessos do Rotary Club são também os de Ponta Delgada”, ou não se tratassem de duas entidades que, entre outros desígnios, têm como “missão comum combater a pobreza e a exclusão social”.

Para a Vereadora, há que “continuar a desenvolver trabalho em conjunto” e buscar “transformações positivas ao mesmo nível das que se têm constatado com o EMERGIR”, projeto cooperativo e de inclusão social que está, desde 2021, a ser implementado na costa norte do concelho ponta-delgadense, fruto de um esforço articulado entre a CMPD, o Rotary Club de Ponta Delgada e a Junta de Freguesia dos Fenais da Luz.

O EMERGIR, lembrou Cristina Canto Tavares, tem como objetivo principal “reabilitar jovens adultos com dificuldades em conquistar ou gerir a sua autonomia e facilitar a respetiva inserção no mercado de trabalho”.

Paralelamente, resumiu a autarca, “o projeto disponibiliza a cada utente uma vasta oportunidade de formações e workshops”, que, além da lógica de inserção no mundo laboral, visam “a aquisição, recuperação ou manutenção de competências sociais”.

O jantar, que teve lugar esta segunda-feira, serviu ainda para assinalar o 44º aniversário do Rotary Club de Ponta Delgada (RCPD) e, além de ter juntado vários membros rotários, contou igualmente com a presença do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro.

Ana Paula Andrade, professora do Conservatório Regional de Ponta Delgada, assumiu, em agosto último, funções de presidente do RCPD para o ano rotário de 2022-2023.

O novo Conselho Diretor do Rotary Club de Ponta Delgada passou, entretanto, a ser formado por Ilda Braz, secretária, Alda Sousa, tesoureira, e José Manuel Braz, diretor de protocolo.

© CMPD | Foto: CMPD | PE