
As obras de remodelação da praceta Dr. Teotónio Machado Pires, em Santa Cruz, Praia da Vitória, iniciadas no passado dia 16 de agosto, tem conclusão prevista para o final do ano, segundo avançou a autarquia praiense, em publicação nas redes sociais, hoje consultada pelo Praia Expresso.
De acordo com a referida publicação, a intervenção em curso, “visa melhorar a circulação rodoviária e reforçar a segurança pedonal”, tendo a empreitada reabilitação sido visitada, no passado dia 23 de agosto, por responsáveis e técnicos municipais.
No local, estiveram a presidente da autarquia, Vânia Ferreira, a vereadora com o pelouro das Infraestruturas, Otília Martins, e ainda o engenheiro civil e chefe da Divisão de Investimentos e Ordenamento do Território do município, Manuel Ortiz, “a fim de avaliarem o ponto de situação” relativamente ao “o cumprimento dos prazos estipulados”, sendo que o mesmo está previsto para dezembro deste ano.
“Esta remodelação, que se iniciou há pouco dias, era necessária e importante, considerando as dificuldades verificadas ao nível da circulação rodoviária e pedonal neste local. Foram tidas em atenção todas as questões relacionadas com a melhoria das acessibilidades e segurança dos peões, salvaguardando, e em estreita articulação com os nossos técnicos municipais, o bem-estar dos munícipes que aqui residem na valorização deste espaço”, afirmou Vânia Ferreira, presidente da autarquia, citada na referida nota.
Além da criação de um passeio pedonal e de uma zona de passagem para peões, está previsto o embelezamento da própria praceta, com novos equipamentos e a criação de espaços verdes, verificando-se igualmente novos lugares de estacionamento.
“Verificamos que a obra se encontra a decorrer num bom ritmo e que não têm, até momento, sido registados entraves que dificultem os planos de conclusão previstos inicialmente. Acreditamos que esta obra é uma mais-valia para a cidade e para os munícipes, pelo que estamos satisfeitos com o progresso da mesma”, referiu a vereadora Otília Martins, também citada na referida nota.
De acordo com a nota da Câmara, a obra está “avaliada em cerca de 140 mil euros”, sendo que a mesma encontra-se “incluída no Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentada (PIRUS), cujo financiamento provém do Programa Comunitário PO2020”.
A obra está a cargo da entidade Marques S.A – Grupo Marques.
A intervenção na praceta Dr. Teotónio Machado Pires foi apresentada publicamente a 03 de maio de 2021, pelo então edil, Tibério Dinis, no âmbito da iniciativa “Presidência Aberta”, que decorreu na freguesia citadina de Santa Cruz.
Na ocasião, o ex-autarca falou num investimento a rondar os 300 mil euros, que incluía para além da praceta, a requalificação do piso em calçada e passeios da rua de São Salvador, da travessa de São Salvador e da rua do Cruzeiro, sendo que 90 mil euros estavam reservados apenas à intervenção na praceta Dr. Teotónio Machado Pires onde, se processaria “um reordenamento total do espaço, eliminando a rotunda atualmente existente, simplificando a circulação automóvel, criando bolsas próprias de estacionamento, alargando passeios para peões e criando uma zona verde”.
© GC-CMPV | Foto: CMPV | PE