
Há já algum tempo concluída, esta quinta-feira, 11 de agosto, a ciclovia de prolongamento da avenida marginal ao porto da Praia da Vitória é oficialmente inaugurada. Esta inauguração, a que se junta a do novo bar da praia da Riviera, integra-se no programa comemorativo do 193.º aniversário da batalha de 11 de agosto, levado a cabo pela edilidade praiense e que assinala o Feriado Municipal no concelho do Ramo Grande.
O momento está agendado para as 10:30 da manhã, com início na Ciclovia, junto à avenida marginal, segunda nota da Câmara Municipal da Praia da Vitória nas redes sociais.
As comemorações do 193.º aniversário da batalha de 11 de agosto prosseguem às 14:30 com a sessão pública e extraordinária da Assembleia Municipal da Praia da Vitória, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, caso as condições atmosféricas o permitam. Alternativamente, a sessão decorrerá no Auditório do Ramo Grande.
Pelas 16:30, o Largo da Batalha recebe a Cerimónia da Liga dos Antigos Combatentes de homenagem a todos os destemidos praienses sucumbidos em combate em nome da pátria portuguesa.
Numa extensão do programa das Festas da Praia 2022, pelas 21:30, dcorrerá o cortejo infantil subordinado ao tema “O Musical”, que desfilará d largo da Luz até à avenida Álvaro Martins Homem.
O programa evocativo da batalha liberal de 1829 culmina com Fogo de Artifício, pelas 24:00, lançado do miradouro do Facho, que fora adiada do último dia das festas concelhias (07 de agosto) por razões técnicas e de segurança.
A empreitada de prolongamento da Marginal da cidade ao porto da Praia da Vitória foi apresentada em março de 2021, pelo então presidente da Câmara da Praia, Tibério Dinis.
Projetada por técnicos municipais, a obra compreendia o prolongamento da avenida Marginal, com ciclovia e passadiço em madeira ao novo balneário e bar de apoio à praia da Riviera.
A obra foi executada pela empresa Marques SA (ciclovia e acesso pedonal) e pela TREPA (balneários e bar), sendo inicialmente estimada num investimento de 250 mil euros, totalmente suportados pelo orçamento autárquico.
© PE | Foto: RS | Imagem: CMPV