PRAIA DA VITÓRIA: CELEBRAÇÕES DO 11 DE AGOSTO ESTENDEM-SE POR DOIS DIAS

A batalha entre forças liberais e absolutistas que ocorreu na baía da Praia da Vitória a 11 de agosto de 1829 vai, este ano, ser comemorada por dois dias (10 e 11), em consequência da extensão do programa das Festas da Praia 2022, em virtude das condições meteorológicas adversas que condicionou o normal funcionamento das festividades.

Assim, esta quarta-feira, dia 10 de agosto, pelas 22:00, Francisco Ourique atua no palco Tasquinhas, na Zona Verde da cidade. Neste dia, as tasquinhas estarão abertas das 12:00 às 03:00.

No dia seguinte, quinta-feira, 11 de agosto, Feriado Municipal, terá lugar pelas 21:30, no percurso entre o Largo da Luz até à Avenida Álvaro Martins Homem, o Cortejo Infantil. Pelas 24:00, do Miradouro da Serra do Facho será lançado Fogo de Artifício. As tasquinhas funcionam das 12:00 as 01:30.

Ainda no dia 11, a Assembleia Municipal da Praia da Vitória reúne-se, pelas 14:30, em sessão extraordinária comemorativa do Feriado Municipal, na Praça Francisco Ornelas da Câmara. Caso as condições meteorológicas sejam adversas, a sessão será transferida para o Auditório do Ramo Grande.

É comum também neste dia, no âmbito de um protocolo antigo entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória com o Núcleo da Ilha Terceira da Liga dos Antigos Combatentes, haver uma homenagem aos antigos combatentes do concelho, no monumento existente no Largo da Batalha.

FERIADO MUNICIPAL

O feriado municipal do concelho da Praia da Vitória já foi assinalado em três datas diferentes. Antes de 1981, este feriado não tinha data de calendário fixa, assinalando-se anualmente na terça-feira de Bodo de Leite das Lajes.

Depois, com a elevação da então Vila da Praia da Vitória a cidade, em 1981, o feriado concelhio passou para o dia 20 de junho, dia em que na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores foi aprovado o Decreto Regional n.º 7/1/A, que viria a ser publicado em Jornal Oficial, 1.ª Série, n.º 24, no dia 07 de julho desse mesmo ano.

Mais recentemente, em 2004, por ocasião do 175.º aniversário da Batalha de 11 de agosto, o feriado do Município da Praia da Vitória foi transferido para este dia.

Recorde-se, a propósito, que neste dia, há 193 anos a baía da então vila da Praia foi palco de uma dura batalha que se caracterizou pela tentativa de invasão da força Miguelista (defensora do absolutismo). A derrota desta força frente aos liberais foi fundamental na história portuguesa, pela difusão dos ideais liberais na ilha e posteriormente em todo o País. Decorrente desta batalha, em 1837, através de carta régia de D. Maria II é atribuída à Vila da Praia o cognome de “Mui Notável” e acrescentado o nome de “Vitória”.

© PE