
Na iniciativa “Receção Ao Emigrante” que decorreu ao final da tarde desta sexta-feira, no Auditório do Ramo Grande, integrada nas Festas da Praia 2022, a presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira, sustentou que as comunidades da diáspora engrandecem a cidade da Praia da Vitória com a sua presença, sendo fulcrais na manutenção das tradições que definem a identidade praiense.
“A comunidade emigrante engrandece as Festas da Praia com a sua presença, vivenciando as tradições que a eterna saudade nunca deixa esquecer. Não poderíamos deixar de acolher os nossos emigrantes, considerando a importância dos mesmos na preservação da cultura, partilha de experiências e criação de memórias que sempre marcam presença na sua terra”, destacou a edil citada em nota da autarquia nas redes sociais.
“O que nos une enquanto povo é o amor a esta Praia da Vitória, a esta Ilha Terceira, locais que representam as nossas raízes, que revelam a nossa identidade enquanto praienses, enquanto açorianos. Ser possível, ano após ano, aprofundar estes laços de amizade, criar novos laços que se estendem e passam de geração em geração é louvável e de extrema importância”, disse a responsável autarca.
Na ocasião, a edil praiense, agradeceu a todos os emigrantes presentes nos quatro cantos do mundo que elevam o nome da Praia da Vitória.
“O meu profundo agradecimento a todos os emigrantes que trabalham e valorizam as potencialidades locais, sabemos que mesmo no país de destino onde residem continuam a contribuir para que as atuais e futuras gerações mantenham a sua ligação a esta ilha”, sublinhou.
“O programa das Festas da Praia foi criado também a pensar em vós, numa tentativa de ir ao encontro das vossas expetativas. As tradições, os momentos musicais, os concertos, a corrida de toiros e toda a alegria inerente a estas festividades foi tida em atenção, naquelas que são as festas de todos nós”, acrescentou.
A receção ao emigrante contou com a presença do diretor regional das Comunidades, José Andrade, em representação do Governo Regional dos Açores.
O evento foi marcado ainda por um momento dedicado ao Pezinho, Cantoria e Desgarrada, no ARG, protagonizado pelos cantadores José Esteves, Maria Clara, Samuel Borges, José Fernandes e Ricardo Martins. Os tocadores presentes foram Evandro Meneses, Marco Meneses e Delmindo Meneses.
A “Receção Aos Emigrantes” das Festas da Praia 2022 culminou com um beberete/convívio na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
© GC-MPV | Foto: CMPV | PE