
As Festa da Praia 2022 arrancaram, ao início da tarde desta sexta-feira, com a cerimónia oficial de abertura das feiras de Gastronomia e Artesanato, marcando o regresso das maiores festas concelhias à capital do Ramo Gramo, depois de dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19.
Marcaram presença na cerimónia, para além de todo o executivo municipal, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, Domingos Borges, presidente da Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória; Clélio Meneses, secretário regional da Saúde e do Desporto, em representação do Governo Regional dos Açores; e Vasco Lima, diretor artístico das Festas da Praia 2022. O momento foi abrilhantado pela presença da Filarmónica União Praiense (FUP).
Este ano, aquela que é a 21.ª edição da Feira de Gastronomia do Atlântico, conta com a participação de sete restaurantes, três charcutarias, três pastelarias, e dois espaços representativos de diversos pontos do país, da Madeira e da ilha Terceira.
Não obstante o voto de recomendação apresentado pelo CDS-PP, em Assembleia Municipal, em fevereiro ultimo, para alterar o figurino da feira, por forma a “envolver mais os restaurantes locais e assim promover a economia local”, aprovado por unanimidade, a feira mantém o figurino tradicional, com um total de 16 espaços dedicados a diferentes iguarias. Integram o certame os restaurantes “Tasca do Ramo Grande” (Ilha Terceira), “O Académico” (Bragança),” Do Dia para a Noite” (Madeira), “Tasca Algarvia” (Algarve),” Carne Arouquesa” (Beira Alta), “Taberna do Quinzena” (Santarém), e “O Típico” (Mealhada).
Estão de regresso as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes), e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo). Marcam ainda presença na Feira as pastelarias “O Capote” (Setúbal), “Amêndoa Doce”, Bragança e as “Queijadinhas D´Anita” (ilha Terceira), assim como os espaços “Marca Açores” e a “Frutaria da Fonte” (Ilha Terceira).
Na cerimónia de abertura a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, destacou que o dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.
A responsável municipal, acredita que “as Festas da Praia não seriam tão ricas sem as experiências decorrentes da presença de iguarias de diferentes locais do País, da Madeira e da ilha Terceira, só possíveis com o empenho e dedicação da Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), entidade que prima pela qualidade na organização deste certame”, disse citado em nota do município.
“Este ano temos um showcooking, que conta com ex-alunos da EPPV que vingaram na área da gastronomia. Neste sentido, e durante nove dias, teremos desmonstrações muito interessantes realizadas com produtos regionais. O vinho açoriano complementará este evento, no sentido de promover o que é nosso, que é inegavelmente de excelência”, destacou ainda a autarca.
“Aliado a esta vertente, e não menos importante, temos o artesanato que com muito mérito renova a sua presença nestas festividades, promovido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), sempre com a qualidade e experiência dos nossos artesãos, reforçando a dinâmica cultural que é a nossa imagem de marca”, sublinhou a presidente.
“Convidamos todos a marcarem presença nas Feiras de Gastronomia e de Artesanato, duas mostras de extrema importância para o nosso Concelho e para a nossa Ilha, dado que, enquanto executivo municipal, acreditamos na valorização destas áreas no contributo para o desenvolvimento local”, apelou por fim.
MAIOR FEIRA DOS AÇORES E UMA DAS MAIORES DO PAÍS

Por sua vez, o secretário regional da Saúde e Desporto, no uso da palavra, em representação do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, enalteceu hoje o pioneirismo da Praia da Vitória na fundação do ensino profissional e na realização da maior feira gastronómica dos Açores e uma das maiores do país.
Clélio Meneses apontou ambos os eventos, agora interligados, como exemplo de uma marca identitária, fruto de ideias e iniciativas que “abriram a Praia da Vitória ao mundo, há mais de duas décadas”.
“Conseguir afirmar o ensino profissional nos Açores, através da escola profissional, fazendo com que muitas outras localidades da Região seguissem também este exemplo, demonstra a importância e a relevância social, do trabalho da escola profissional durante 27 anos”, frisou o secretário regional citado em nota do seu gabinete de imprensa.
“Muitos dizem que há falta de formar gente no turismo. A verdade é que a escola profissional [da Praia da Vitória] anda a formar gente no turismo há 27 anos”, disse o governante.
O governante indicado pelo PSD e antigo candidato derrotado à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, considerou que “ter razão antes do tempo é um problema gravíssimo. Depois do tempo vamos atrás dos outros e é fácil, quando é antes do tempo vão os outros atrás de nós e isso é muito complicado. E a escola profissional andou muito tempo a lutar, durante 27 anos, no sentido de formar jovens”.
Clélio Meneses relevou ainda o facto de muitos jovens formados na escola profissional da Praia da Vitória, “estarem hoje ao mais alto nível da restauração, até a nível internacional”, e considerou que “o tempo deu razão aos pioneiros”.
AZORES BY YOUNG CHEFS (PROTAGONIZADO POR EX-ALUNOS DA EPPV)
Nesta 21.ª edição da Feira de Gastronomia do Atlântico, para além dos espaços de restauração, a EPPV promove, no espaço do certame, a iniciativa “Azores by Young Chefs”. São nove dias, com nove demonstrações protagonizadas por ex-alunos desta entidade, sempre com início às 21:00.
Ontem, dia 29, Diana Gravito, Sub-Chefe do Restaurante QB, apresentou um Ceviche de Lírio, Vinagrete de Tomate e Manga; hoje, dia 30, Paulo Lourenço, Chefe Executivo do Restaurante QB, realiza um Sete da Pá, Creme de Feijão Branco, Chouriço e Óleo de Funcho; domingo, 31, Ana Coelho, Chefe de Partida do Restaurante Belcanto , com duas estrelas Michelin, executa Lírio com Escamas de Abacate; segunda-feira, 01, Flávio Fagundes, Chefe de Partida do Restaurante Loco, com uma estrela Michelin, realiza Beterraba e Chicharro Fumado; terça-feira, 02, Vasco Silveira, Chefe Executivo do Zenite Boutique Hotel, prepara Entranha na Brasa com Batata Doce, Pleurotos e Chimichurri; quarta-feira, dia 03, Diogo Gonçalves, Sub-Chefe do Restaurante Azores Wine Company, realiza Alcatra/Cebola e Agrião, Blini de Batata com Tutano e Alho Negro; quinta-feira, dia 04, Catarina Silveira, Cozinheira de 1ª no Restaurante Oficina da Esquina, confeciona Barriga de Choupa, Inhame, Caranguejo e Nêveda; sexta-feira, dia 05, Carlos Fernandes, Chefe na empresa bymiseenplace, realiza Aquachille de Crustáceos, Guacamole e Pulmões Fritos; sábado, dia 06, Bruno Drumond, Chefe Executivo do Hotel de 5 estrelas, Boeira Garden Hotel Porto/Gaia, Curio Collection By Hilton, prepara Peixe Marinado com Pimentas, Milho e Limão.
© GC-MPV — GI-SRSD | Fotos: CMPV — SRSD | PE