
Com o arranque já no próximo ano letivo dos manuais digitais para os alunos dos 5.º e 8.º anos de escolaridades, os professores das escolas da Região vão receber formação prática sobre as funcionalidades dos manuais, assim como das plataformas educativas associadas.
As formações são ministradas pela Porto Editora e pela Leya Editora, decorrem entre as 9:00 e as 17:30, nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel envolvendo os docentes das nove ilhas dos Açores.
A primeira ação de formação decorreu hoje, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, para os professores das escolas das ilhas Terceira, Graciosa e Corvo.
A segunda formação decorre amanhã, 20 de julho, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, para as escolas do Faial, Pico, São Jorge e Flores.
No dia 21 de julho, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, a ação de formação é destinada às escolas de São Miguel e Santa Maria.
Segundo a secretária regional da Educação e Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, citada em nota divulgada no portal do Governo, os momentos formativos vão “dar informação prática sobre as funcionalidades dos manuais digitais, assim como das plataformas educativas associadas, de acordo com os manuais adotados pelas escolas”.
No ano letivo 2022/2023, cerca de cinco mil alunos dos 5.º e 8.º anos terão acesso gratuito a manuais digitais e a equipamentos tecnológicos que permitem a sua utilização.
De acordo com a titular da pasta de Educação do Governo dos Açores, “este é um projeto que, ao longo do tempo, e até 2026, irá abranger todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e todos os alunos do ensino secundário”.
Para Sofia Ribeiro, o projeto de desmaterialização dos manuais escolares, com a adoção de manuais digitais, “constitui um relevante mecanismo de promoção da igualdade no acesso à informação e ao estudo”, uma vez que “todos os alunos terão acesso a ferramentas disponíveis online, de elevada qualidade, de complemento ao trabalho e ao estudo”.
Os momentos formativos a decorrer são destinados aos pontos focais designados pelas unidades orgânicas do sistema educativo regional para o desenvolvimento do projeto de desmaterialização dos manuais nas escolas da Região.
© GRA | Foto: DR | PE