
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, definiu a Investigação e Desenvolvimento (I&D) como fundamentais para as empresas e lembrou o potencial da academia no potenciar de quadros e talentos
“A I&D é essencial para a produtividade das empresas, do negócio, de uma sociedade em progresso e em bem-estar”, disse, citado em nota de imprensa o governante, que falava esta quarta-feira, em Ponta Delgada, no encerramento da conferência “Influência da I&D na Produtividade”, acrescentando sentir na atual sociedade e nas “novas gerações” uma “maior sensibilidade” para estas matérias, a que se junta o desígnio do desenvolvimento sustentável.
“Estou convencido que temos um aliado nas novas gerações e a base de uma ideia de desenvolvimento sustentável”, sustentou José Manuel Bolieiro.
Para o presidente do Governo, é necessário aliar a produtividade empresarial a uma “nova visão” que passa pelas novas economias.
Os Açores, nesse sentido, não são ultraperiféricos, antes devem utilizar a sua “centralidade” a nível marítimo e espacial para potenciarem a sua posição.
O mar dos Açores “é grandioso” e elemento que contribui para a “importância estratégica de Portugal e a projeção atlântica da União Europeia”.
“Temos créditos fundados na nossa história e no nosso presente. Devemos acrescentar ambição quanto a este percurso para o futuro”, concretizou o Presidente do Governo, que também abordou a necessidade de a região criar e fixar talentos na área económica e empresarial.
© GRA | Foto: MM | PE