O Parque das Quatro Bicas, na vila do Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo, acolhe desde terça-feira o XV JAMBOREE AÇORIANO, acampamento que junta cerca de 1.100 escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, oriundos de todas as ilhas dos Açores e também do continente português.
Segundo a organização, o acampamento decorre sob o lema “Somos Um” e tem como imaginário “Os Bravos”, numa alusão à “história do povoamento das ilhas até às lutas liberais e resistência dos terceirenses ao domínio Filipino”.
Até ao próximo dia 18 de julho, segunda-feira, realizar-se-ão um grande número de atividades em ambos os concelhos da ilha Terceira. Para a organização do XV JAMBOREE AÇORIANO, “a ilha será palco de múltiplas aventuras que têm caracterizado o Movimento Escutista nos últimos 100 anos de trabalho, deste que é o maior movimento de e para jovens a nível mundial”.
Entre as práticas a desenvolver, Incluem-se “atividades náuticas, de exploração do território e vivências culturais, pioneirismo, aventura e orientação, entre outras que permitirão aos participantes conhecer a história da Ilha Terceira, das suas gentes e respetivas tradições”, descreve a organização.
O XV JAMBOREE AÇORIANO conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, bem como, do Comando da Base Aérea Nº 4 e do Regimento de Infantaria nº 1, onde decorrerão diversas atividades ao longo da semana.
No domingo, 17 de julho, realizar-se-á pelas 13:00 horas, uma missa campal aberta a toda a comunidade, onde marcarão presença as diversas entidades públicas e privadas que apoiam a organização deste importante encontro do movimento escutista açoriano.
© JRACNE | Foto: JRACNE | PE