
A Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas (CNE) com a colaboração da Junta de Núcleo da Ilha Terceira, levam a efeito de 12 a 18 de julho, no Parque das Quatro Bicas, na vila do Porto Judeu, em Angra do Heroísmo, o XV JAMBOREE AÇORIANO, revelou esta quarta-feira a organização.
Segundo nota enviada às redações, participam neste acampamento regional “1100 jovens entre os 10 e os 22 anos e 250 dirigentes oriundos de todas as ilhas da região autónoma e continente português”.
Dedicado ao tema “Os Bravos”, este encontro de caracter educativo tem como principal objetivo, segundo a organização, “o desenvolvimento e capacitação dos jovens nas diferentes dimensões da ação educativa do CNE”, nomeadamente:
Oferecer uma experiência de referência no percurso escutista de cada criança e jovem, proporcionando um conjunto de oportunidades educativas que possam concorrer para o seu progresso individual; Constituir uma oportunidade para afirmar o movimento escutista como uma proposta de desenvolvimento sustentável com impacto nas comunidades; Proporcionar uma oportunidade de aprendizagem individual e comunitária que ajude a dar resposta aos desafios impostos a estas gerações; Promover o conhecimento e a partilha de experiências de diferentes jovens de diferentes proveniências.
Este jamboree que habitualmente ocorre de quatro em quatro anos, inicia-se no dia 12, com a montagem do campo feita pelos próprios jovens divididos em pequenas Patrulhas e Equipas e com uma festa de abertura pelas 21:00. A festa de encerramento do XV JAMBOREE AÇORIANO será no dia 16 também pelas 21:00. Haverá ainda uma missa campal aberta a toda a comunidade no dia 17, pelas 13:00, onde marcarão presença diversas entidades públicas e privadas que apoiam a iniciativa, entre elas, juntas de freguesia, as câmara municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.
Nos próximos dias decorrerão um vasto número de atividades nos concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e a “ilha palpitará com o dinamismo que tem caracterizado o Movimento Escutista nos últimos 100 anos”, revela a organização.
Entre as atividades a desenvolver Incluem-se atividades “náuticas, de aprendizagem e exploração do território e vivências culturais, pioneirismo, aventura, orientação, entre outras”, explica a organização, que permitirão aos participantes, acrescenta a organização, “conhecer a história da Ilha Terceira, das suas gentes e respetivas tradições”.
O XV JAMBOREE AÇORIANO foi declarado pelo Governo Regional dos Açores, no passado mês de abril, através de despacho do então secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, de “reconhecido interesse público”.
© JRACNE | Foto: JRACNE | PE