
No passado dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, a bandeira arco-íris foi hasteado nos Paços do Concelho de Ponta Delgada, por proposta do Bloco de Esquerda.
Citada em nota do partido, a deputada municipal Avelina Ferreira, que esteve presente ao hastear da bandeira, algo que ocorrerá anualmente nessa data, considerou que “foi dado um passo importante para tornar Ponta Delgada uma autarquia que abraça a diversidade e defende os direitos LGBT+”.
No mês em que se celebra o orgulho LGBT, o Bloco de Esquerda quer tornar visível esta luta pela igualdade, inclusão e pelos direitos das pessoas LGBT, celebrando desta forma o Dia Internacional do Orgulho LGBT.
Para Avelina Ferreira, “Ponta Delgada declarar-se-á, assim, como cidade amiga da comunidade LGBT+ e estará a dar início ao processo de candidatura à rede internacional de autarquias Arco-íris- Rainbow Cities – que integra já mais de trinta cidades de todo o mundo.”
Avelina Ferreira alerta que “a prática de bullying contra estas pessoas continua a ser uma realidade silenciada, sendo fundamental o trabalho realizado pelas associações e movimentos cívicos que acompanham esta luta pela desconstrução de preconceitos sobre a comunidade LGBT+”.
A proposta levada pelo Bloco, em fevereiro deste ano, à Assembleia Municipal foi aprovada por maioria, com a abstenção de dois deputados municipais eleitos pelo PSD.
© BE/A | Foto: BE/A | PE