
O Comodoro José Rafael Ferreira de Oliveira Rodrigues Pinto cessou, esta segunda-feira, as funções de comandante da Zona Marítima dos Açores, três escassos meses após ter assumido o cargo.
O Comodoro José Rodrigues Pinto tomou posse enquanto comandante da Zona Marítima dos Açores no pretérito dia 24 de março, sendo que esta saída prematura do cargo prende-se com o facto de ter sido destacado para uma nova missão, no âmbito da NATO, que terá início já no próximo mês de julho.
Na manhã desta segunda-feira, o Comodoro José Rodrigues Pinto foi recebido, em audiência de cumprimentos de despedida, pelo subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro recebeu, em representação do presidente do Governo dos Açores.
Citado em nota divulgada no portal do Governo, na ocasião, Pedro de Faria e Castro deixou uma palavra de reconhecimento, por parte do Governo Regional, “pelo trabalho fantástico que as Forças Armadas desempenham na região” e o agradecimento institucional a um “amigo dos Açores” que cessa agora as suas funções como Comandante da Zona Marítima dos Açores.
“As Forças Armadas são uma presença constante e têm um papel muito importante na região”, sublinhou ainda Faria e Castro lembrando que “criam uma forte empatia com o povo açoriano” pela sua presença e espírito de missão, muitas vezes visível, aos olhos de todos, na região.
Por seu turno, e também citado na nota, o Comodoro Rodrigues Pinto transmitiu alguma tristeza pela sua curta passagem, de apenas três meses, na região.
“O carinho e empatia, tanto das entidades regionais, como do povo açoriano, faz com que tenha já saudades e vontade de voltar”, afirmou.
© GRA | Foto: SSRP | PE