HORTA ASSINALA 189º ANIVERSARIO DE ELEVAÇÃO A CIDADE COM VASTO PROGRAMA COMEMORATIVO

O concelho da Horta, na ilha do Faial, comemorará de 01 a 04 de julho, os 189 anos de elevação da vila da Horta a cidade, com um extenso programa comemorativo, que vai da valorização histórica à inovação.

“Apresentamos um programa atrativo, que concilia a valorização histórica do Município e da ilha do Faial com a inovação e a promoção do concelho”, disse, citado em nota da autarquia, o presidente Câmara Municipal da Horta, que falava na última semana, na conferência de imprensa de apresentação do programa da efeméride.

Englobando várias atividades de diversas áreas, Carlos Ferreira considera que “este programa procura dignificar a cidade, o concelho e a ilha do Faial, cuja projeção e desenvolvimento económico são fundamentais para a ilha” e destacou quatro momentos de maior dimensão, com início no dia 01 de julho com a conferência “Da Horta para o Mundo”.

“Este painel contará com a presença do Dr. Jaime Gama e do Dr. João Bosco Mota Amaral, que darão à ilha do Faial um espaço de reflexão sobre a evolução histórica e política e sobre o desenvolvimento da ilha do Faial, dos Açores e do país, com uma perceção e com opinião avalisada de dois dos anteriores presidentes da Assembleia da República açorianos e duas das maiores figuras da política nacional da segunda metade do século XX e deste século XXI”.

A par da apresentação do livro “A Cidade da Horta e o Centenário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico pelo NC-4 da US Navy” da autoria do professor Ricardo Madruga da Costa, no Museu da Horta, uma das novidades desta edição é a realização, pela primeira vez na cidade da Horta, da Noite Branca – Horta White Experience.

Deixando o convite a vestir de branco e “a assimilar o espírito de maresia que caracteriza a população faialense”, para o presidente daquela edilidade faialense trata-se de “um investimento significativo do Município e da empresa UrbHorta, para dar ao Faial uma noite diferente, com a dinamização da nossa ilha, numa noite que honra a nossa gastronomia e aposta nos músicos locais”.

Com vista à projeção do concelho, o programa “Somos Portugal” da TVI será transmitido em direto, com a duração de 6 horas, a partir da Marina da Horta.

“Este evento vai nos permitir dar a conhecer o que de melhor temos na ilha do Faial ao nível artístico, gastronómico e de produção, tanto material como cultural, e será um momento importante ao nível económico, e uma forma de cativar visitantes para os próximos anos”, referiu Carlos Ferreira.

O autarca relembrou, ainda, que no dia 04 de julho, data efetiva de aniversário de elevação da Horta a Cidade, a sessão solene “será realizada no Salão Nobre com a dignidade que a efeméride merece”, sendo que as comemorações encerram com o concerto da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta, no Largo do Infante.

© CMH | Foto: CMH | Cartaz: CMH | PE