LAJES É VILA HÁ DUAS DÉCADAS

A Junta de Freguesia das Lajes, no concelho da Praia da Vitória, comemorou este domingo, 20 anos de elevação da localidade à categoria administrativa de vila.

O programa evocativo da efeméride iniciou-se pelas 11:00 horas da manhã, com uma missa festiva na igreja de São Miguel Arcanjo. Prosseguiu uma hora depois, com a colocação de uma coroa de flores, no cemitério da localidade, um pouco mais ao lado.

Pelas 12:30, na sede social da Sociedade Progresso Lajense, realizou-se a Sessão Solene evocativa da ocasião, a que se seguiu, 30 minutos depois, um beberete aberto a todos os lajenses.

A freguesia das Lajes foi elevada a vila através do Decreto Legislativo Regional n.º 28/2002/A, de 15 de julho, publicado em Jornal Oficial, 1.ª Série, Número 30, em 25 de julho de 2002. O diploma foi aprovado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta, no dia 12 de junho de 2002, sendo presidente do parlamento regional, Fernando Manuel Machado Menezes. No dia 25 de junho, em Angra do Heroísmo, o então Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Alberto Manuel de Sequeira Leal Sampaio da Nóvoa, procedeu à sua promulgação.

De acordo com o Artigo 3.º o “diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação”, sendo que o Artigo 2.º, desse mesmo diploma, estabelece que os “limites territoriais da vila das Lajes correspondem aos da freguesia”.

© PE | Foto: Facebook JFVL