RIBEIRA GRANDE: LOMBA DA MAIA COM PARQUE DE ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE

A freguesia da Lomba da Maia, na Ribeira Grande, dispõem desde sábado, 18 de junho, de um novo parque de atividades físicas ao ar livre, no âmbito do Orçamento Participativo dos Açores (OPA).

O novo parque, que associa o lazer ao desporto, foi inaugurado pela secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, que esteve acompanhada pelo diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, e resulta de uma proposta apresentada pelo Jovem Renato Medeiros na edição de 2019 do OPA.

Este novo equipamento está localizado na rua da Igreja e foi embelezado pela Associação de Juventude Aprender a Viver (AJAV), através da pintura de um mural pelos artistas locais Nuno Raposo (Jake), Navi The Character, Xavier Ramos (Xavy Art) e Augusto Guerreiro (Guga Art).

Na ocasião, segundo nota do executivo, a secretária Regional referiu-se à infraestrutura como “um bom exemplo, entre outros, felizmente, do empenhado envolvimento dos jovens com as suas comunidades e com o seu desenvolvimento”.

“O Orçamento Participativo dos Açores, que este ano foi alargado aos jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, é a expressão concreta do compromisso do Governo dos Açores com a democracia participativa e com a democratização do poder de decisão sobre o investimento público. O nosso objetivo é atrair ainda mais jovens para a participação cívica, na perspetiva da auscultação e da decisão”, afirmou Maria João Carreiro, citada na referida nota.

Nesse sentido, a titular da pasta da Juventude lembrou algumas das medidas e programas implementados pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, como os programas “Jovens+” ou “Academia Empreendedora – Escola de Líderes”, “através dos quais procuramos incentivar e estimular uma cultura de participação e de decisão na sociedade”.

Maria João Carreiro reconheceu, também, a “determinada cooperação” entre a Administração Pública Local e Regional na concretização deste projeto no qual a Região investiu 8 mil euros, designadamente a Direção Regional da Habitação, a Câmara Municipal da Ribeira Grande, a Junta de Freguesia da Lomba da Maia, o Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) e o Serviço de Desporto de São Miguel.

© GRA | Foto: SRJQPE | PE