CINEMA DO AEROPORTO EM SANTA MARIA É HOJE INAUGURADO

O Cinema do Aeroporto – Atlântida Cine, em Santa Maria, é hoje, 19 de junho, inaugurado pelas 15:00 horas, com a exibição do documentário “Ilha dos Gigantes”.

Segundo nota da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, divulgada sexta-feira no portal do Governo dos Açores, a cerimónia de inauguração do novo complexo “será marcado pela antestreia do documentário ‘Ilha dos Gigantes’, centrado na vida secreta dos atuns e tubarões-baleia nos mares de Santa Maria, constituindo um vínculo de promoção e valorização da ilha”.

O projeto, acrescenta a nota, foi liderado pelo videógrafo subaquático Nuno Sá, que acompanhou a vida destes animais marinhos nos últimos onze anos e teve a colaboração das comunidades científica e piscatória locais.

Ainda de acordo com nota, para a sessão de antestreia “foram convidados os marienses e as entidades que participaram na produção e na realização do documentário”.

“A sessão de antestreia, às 15:00, que contará com lugares disponíveis para a população mariense, será seguida de uma segunda projeção do documentário, aberta ao público em geral”, e que acontecerá pelas 2100, revela a nota.

Embora ambas as sessões sejam de entrada livre, a entrada faz-se “mediante apresentação de bilhete”, que estiveram disponíveis para levantamento ontem, das 10:00 às 17:00, no Museu de Santa Maria, no Pólo de Vila do Porto, condicionados à condicionado à capacidade da sala.

A nota da SREAC informa por fim que, “serão proporcionadas vistas ao Atlântida Cine, nos dias 22 e 29 de junho”, no horário compreendido entre as 17:00 e as 19:00.

BE/SANTA MARIA QUER ESPAÇO AO SERVIÇO DOS MARIENSES

Em comunicado de imprensa, o Bloco de Esquerda de Santa Maria, questionou a opção governamental de proceder à abertura do cinema à “porta fechada”, numa “cerimónia reservada aos escolhidos da tutela, com um documentário de interesse dos marienses”.

“Questionamos o porquê da opção por uma inauguração para VIP ver, em contraponto com a natureza pública desta infraestrutura e serviço”, lê-se no comunicado do BE/Santa Maria sexta-feira enviado às redações.

O BE/Santa Maria espera que a abertura do cinema do aeroporto, “após 6 anos de avanços e recuos”, concretize “uma real dinamização do local”, que constitui, aponta o Bloco, um “caso simbólico do esquecimento a que os interesses marienses são vetados”.

O BE/Santa Maria quer também perceber, se com esta inauguração, “se concretizará aquela que foi a intenção da Sra. Secretária da Educação e Assuntos Culturais em tornar o cinema do aeroporto num Pólo do Museu da ilha, por forma a facilitar o provimento dos Recursos Humanos necessários ao funcionamento deste serviço, sem que este dependa de trabalhadores no âmbito de programas ocupacionais, ou seja, por obra e graça da precariedade laboral dos marienses”.

No comunicado, o BE/Santa Maria recorda que na última visita oficial da secretária regional da Educação e Assuntos Culturais à ilha, esta assumiu “um rol de limitações infraestruturais que impediria a utilização plena destas instalações”.

“Terão todas as limitações sido ultrapassadas, e assistiremos, de facto, a uma inauguração de um programa artístico-cultural para a ilha ou assistiremos a uma cerimónia para engrandecer um feito vazio de futuro?”, interroga por último o Bloco.

© GRA — BE/A | Foto: BE/A | PE