
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou sexta-feira presença na primeira viagem da nova linha marítima Velas/São Roque do Pico/Velas, anunciando que, até setembro, serão feitas um total de 260 viagens entre os dois concelhos.
A linha, indicou o governante à chegada às Velas, citado em nota de imprensa, “não substitui nenhuma preexistente”, antes “acrescenta valor à oferta que já existia neste período” do ano.
“Fazer história por causa do futuro é garantir oferta que potencie a economia, a mobilidade e, sobretudo, uma ligação cada vez mais genuinamente de partilha na economia de escala que este Triângulo em particular é capaz de gerar”, sustentou ainda José Manuel Bolieiro.
A agora denominada Linha Laranja será operada com o navio Cruzeiro do Canal, que ficará sedeado na vila das Velas, e funcionará até 18 de setembro.
Serão realizadas duas viagens diárias (uma logo de manhã e uma ao final do dia), todos os dias, à exceção das quartas e quintas-feiras.
A não realização de viagens nestes dias prende-se com o facto de estes serem os dias mais utilizados para a operação dos navios de carga no porto de São Roque.
À chegada às Velas estavam presentes o presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira e o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, tendo o presidente do Governo feito a viagem juntamente com o secretário rgional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
© GRA | Foto: MM | PE