
A Associação de Bombeiros Voluntários da Graciosa está entre as oito congéneres que constam de uma lista prioritária para aquisição de autotanques, revelou esta quarta-feira o Governo dos Açores em nota de imprensa.
Segundo a nota divulgada no portal do Governo, a garantia foi dada terça-feira pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, que tutela a área de Proteção Civil, numa visita ao quartel daquela associação de bombeiros.
À margem dessa mesma visita, em Santa Cruz, acrescenta a nota, Clélio Meneses adiantou que “a aquisição da viatura será concretizada por esta ser uma reivindicação antiga e porque esta é a única associação de bombeiros na ilha”.
“Não podendo contemplar todas as 17 associações de bombeiros da região, a da Graciosa está nas oito primeiras prioridades para aquisição do veículo. Logo que possível avançamos para a aquisição”, frisou.
O governante relevou o “grande esforço” da Associação de Bombeiros Voluntários da Graciosa na manutenção das viaturas de que dispõe, mas sublinhou que “a aquisição do autotanque é uma prioridade”.
Instado a comentar a falta de voluntários que se manifesta nesta e em outras associações congéneres, Clélio Meneses considerou que a situação dificulta a renovação de quadros, mas lembrou que o “Governo está a trabalhar no Estatuto Social dos Bombeiro, a apresentar ao próximo Conselho Regional do Bombeiro, por forma a que sejam criados alguns incentivos a esta atividade”.
O secretário regional da Saúde e Desporto disse ter encontrado na Graciosa uma associação “bem organizada”, com diversos projetos, e manifestou a disponibilidade do Governo dos Açores para “cooperar e colaborar de acordo com as disponibilidades orçamentais da região”.
Ainda em Santa Cruz, Clélio Meneses reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal, com quem abordou as principais questões de interesse para a Graciosa, nas áreas da saúde, desporto e proteção civil.
O autarca, António Reis, sublinha a nota, “manifestou disponibilidade do município para colaborar com o Governo dos Açores, nos projetos em curso, nas áreas referidas”.
© GRA | Foto: SRSD | PE