
José Manuel Bolieiro foi eleito este sábado para um segundo mandato como presidente do PSD/Açores, alcançando 99% dos votos nas eleições diretas do partido, nas quais concorreu sozinho.
De acordo com comunicado do partido, o também presidente do Governo Regional dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, obteve 99% dos votos dos 1.778 militantes que participaram no escrutínio.
Em simultâneo, acrescenta a nota, “foram igualmente eleitos 140 delegados ao 25.º Congresso Regional do PSD/Açores, que se realiza entre 15 e 17 de julho de 2022, na ilha de São Miguel”.
José Manuel Bolieiro, em declarações prestadas aos jornalistas quando exerceu o seu direito de voto, expressou a vontade da próxima reunião magna do partido “consolidar a opção reformista para a governação dos Açores no quadro da coligação de Governo”.
Citado no comunicado, o social-democrata destacou igualmente a importância de, “com humildade democrática, continuar a assegurar estabilidade política e governativa através da solução parlamentar plural que existe”.
José Manuel Bolieiro assumiu a presidência do PSD/Açores em 15 de dezembro de 2019, sucedendo a Alexandre Gaudência, então alvo de uma investigação da Polícia Judiciária por suspeita de violação de regras de contratação pública, de urbanismo e ordenamento do território enquanto presidente da Câmara da Ribeira Grande.
Nas eleições regionais de outubro de 2020, apesar do PS ter sido o partido mais votada, elegendo 25 deputados, perdeu a maioria absoluta que detinha no parlamento regional. PSD, CDS-PP e PPM, que juntos somam 26 deputados coligaram-se e com acordos de incidência parlamentar com o Chega e a Iniciativa Liberal interromperam 24 anos de governação socialista.
Nas próximas legislativas regionais, em 2024, PSD, CDS-PP e PPM irão concorrer coligados, por força dos acordos firmados entre os três partidos aquando da formação da atual coligação de governo.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE