FAIAL JÁ DISPÕE DE SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS

Já se encontra em funcionamento, na ilha do Faial, o novo Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas, instalado no Mercado Municipal da Horta.

As máquinas de logística reversa destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de cinco cêntimos por embalagem, que ficará em cartão e que posteriormente poderá ser levantado pelo cidadão nas lojas RIAC.

“O Município da Horta felicita o Governo Regional dos Açores pela implementação deste sistema, que irá contribuir para o aumento da recolha seletiva de resíduos de embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro”, afirmou, citado em nota, o presidente da Câmara Municipal da Horta.

Carlos Ferreira reiterou que, para além das diversas ações de sensibilização realizadas pela autarquia, “esta é mais uma forma de consciencializar para a importância da separação e encaminhamento dos resíduos para a reciclagem e para o não abandono de resíduos no meio ambiente”. O autarca espera que haja boa adesão da população faialense na utilização das máquinas de depósito de embalagens, “contribuindo para melhores índices de reciclagem no concelho, e para uma ilha mais limpa”.

A par a do Mercado Municipal, brevemente estará em funcionamento mais uma máquina no Faial, nomeadamente na freguesia dos Cedros.

Este é um projeto-piloto que representa cerca de 1 milhão de euros, financiado em 90% através do EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, que prevê a instalação de 25 máquinas de recolha, pelo menos, uma em cada concelho dos Açores.

© CMH | Foto: CMH | PE