MAPEAMENTO DE USOS DO OCEANO ARRANCA NO DIA 26 NA GRACIOSA, FAIAL E PICO

O Mapeamento de Usos do Oceano, processo que se realiza no âmbito do programa Blue Azores, que tem como objetivo proteger 30% do Mar dos Açores através da criação de Áreas Marinhas Protegidas, arranca nas ilhas Graciosa, Faial e Pico no dia 26 de abril, foi esta quarta-feira revelado.

Em nota divulgada no portal do Governo dos Açores, a Secretaria Regional do Mar e das Pesca refere que, após a conclusão do processo nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria, serão realizados um conjunto de inquéritos centrados na forma como o mar dos Açores é usado e valorizado, de forma a permitir que os açorianos se pronunciem acerca do futuro deste ativo.

“O objetivo é integrar no processo de criação da rede de Áreas Marinhas Protegidas o conhecimento e a visão das comunidades locais”, explica a nota.

O Mapeamento de Usos do Oceano é apenas uma de várias ações do Blue Azores tendo em vista a proteção de 30% do Mar dos Açores.

Paralelamente, o programa está a coordenar um processo participativo direcionado às áreas Offshore e Costeira do mar dos Açores, envolvendo todos os interessados para, em conjunto, desenhar e otimizar esta rede de Áreas Marinhas Protegidas.

Assim, a partir de dia 26 de abril, e durante quatro semanas, uma equipa de entrevistadores conduzirá os inquéritos nas ilhas da Graciosa, Faial e Pico. Os participantes serão convidados a indicar e a classificar, por grau de importância, as zonas do oceano que mais utilizam e valorizam, como as áreas da pesca ou de atividades lúdicas.

A informação recolhida pelo inquérito será trabalhada e transposta para mapas, ilha a ilha, que indicarão as áreas mais importantes para as pescas, mas também as zonas marítimas consideradas turísticas ou reservadas a atividades lúdicas.

Os resultados obtidos serão apresentados de forma confidencial, pelo que nenhuma informação pessoal ou localização específica será tornada pública.

A primeira fase deste processo, nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria, contou com 495 respostas, representativas de cerca de 1.100 pessoas que partilharam o seu conhecimento sobre o Mar dos Açores.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas visite o site Blue Azores ou contacte para o email info@blueazores.org.

© GRA | Fotos: Manu San Felix / Nuno Sá | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s