RESOLUÇÃO PARA AS FÉRIAS DA PÁSCOA: DURMA MELHOR, EXERCITE-SE MAIS E DESPERTE O SEU MELHOR

A chegada da primavera traz consigo uma renovação de espírito. É um momento de novas possibilidades, um momento para refletir sobre os seus hábitos e para estabelecer novas rotinas que o ajudem a tornar-se na versão melhor de si mesmo. Um ótimo momento para repensar a sua dieta, atividade física, rotina de sono e melhorar o seu bem-estar.

A Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista em sono da Emma – The Sleep Company, refere que “o sono é um estimulante natural do humor. Quando dorme o suficiente todas as noites, acorda na melhor versão de si mesmo, dando à sua mente e corpo o tempo necessário para recarregar e acordar sentindo-se revigorado. Dormir bem (pelo menos 7-9 horas por noite) é como recarregar uma bateria. Quando a bateria está totalmente carregada, esta tem a energia positiva e a motivação necessárias para um bom desempenho em todas as áreas da vida”.

Passamos quase um terço da nossa vida a dormir e isso é bom porque o nosso bem-estar físico e mental depende desse tempo. Precisamos de dormir para “limpar” o cérebro, fortalecer as nossas capacidades de memória e sistema imunológico, regular os processos metabólicos e hormonais do nosso corpo e o sono ajuda ainda a equilibrar as nossas emoções. Através destes processos, estamos a preparar o nosso corpo e mente para um melhor desempenho no dia seguinte, nomeadamente ao nível do desporto, uma atividade que temos tendência a praticar mais quando o clima fica mais quente e os dias são mais longos.

Dormir e fazer exercício

A prática regular de desporto é um ótimo hábito, pois o exercício estimula o corpo a secretar a hormona do stress, cortisol, que ativa o mecanismo de alerta no cérebro, portanto, exercitar-se regularmente melhorará a qualidade do seu sono. O exercício durante o dia queima e esgota as nossas reservas de energia, por isso precisamos de um sono de qualidade para recuperar essa energia e restaurar os tecidos. Teorias sugerem que a duração total do sono e a quantidade de sono profundo aumentam após um alto gasto de energia. Dormir o suficiente após o exercício é importante – para atletas e para aqueles que consideram o desporto um hobby. É como o corpo se recupera, combate a inflamação, repara a força muscular, reabastece a energia celular e muito mais. Mas dormir bem depois de fazer exercício é tão importante quanto o sono antes do exercício. Dormir menos de 8 horas por noite, ou pior, 6 horas, tem as suas desvantagens: o nosso corpo cansa-se 10-30% mais rápido do que o normal, a nossa força muscular diminui, os nossos níveis de oxigénio são reduzidos e podemos sofrer alguma lesão mais facilmente.

Os especialistas da Emma recomendam um mínimo de 30 minutos de exercício, mas apenas 2-3 horas antes de dormir. O exercício regular pode ajudar muito a melhorar a qualidade do sono, especialmente para pessoas que têm dificuldade em dormir.

Técnicas de relaxamento para incluir na rotina de sono

Como explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista em sono da Emma – The Sleep Company, “é fundamental ter a sua própria rotina de sono, baseada nas suas preferências pessoais, para dormir melhor. Uma rotina de sono pode incluir uma ou mais práticas calmantes e diferentes técnicas de relaxamento que ajudam a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, permitindo que adormeça mais rápido. A sua rotina de sono também pode incluir um horário definido para dormir que pode ser facilmente seguido e mantido. A maioria das pessoas adormece entre as 21h e as 1h, porque é quando a temperatura do corpo cai e a produção de melatonina aumenta, tornando mais fácil adormecer. A hora de dormir ajuda o corpo a manter o seu relógio interno e não melhora apenas o seu sono mas também tem um impacto positivo em todos os comportamentos diurnos regulares, como alimentação e metabolismo”.

1. Técnicas de respiração

Respirar devagar é benéfico para o corpo e a mente, pois ajuda a reduzir o stress e a produzir mais melatonina (a hormona do sono que ajuda a adormecer). Uma das técnicas de respiração mais simples e populares é o método de respiração 4-7-8, que envolve estar sentado com as costas retas, colocar a ponta da língua logo atrás dos dentes superiores da frente, e permanecer assim até terminar o exercício. Quando estiver sentado, inspire pelo nariz contando até 4, prenda a respiração contando até 7 e expire pela boca contando até 8. Repetir essas etapas mais 3 vezes pode ajudá-lo a adormecer.

2. Técnicas de visualização através da meditação

Muitos estudos provaram cientificamente que a visualização ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente. Para visualizar, comece por ficar numa posição confortável, sentado ou deitado, depois feche os olhos e relaxe respirando lenta e profundamente. Escolha um lugar, objeto ou cor e tente visualizá-lo. Continue a respirar enquanto segura aquele lugar, objeto ou cor na sua mente e pense sobre o que isso significa para si.

3. Técnicas musculares

Também chamado de relaxamento muscular progressivo ou relaxamento muscular profundo de Jacobson, as técnicas musculares envolvem a contração de diferentes músculos do corpo e, em seguida, a libertação da tensão. Para fazer esta técnica corretamente, comece com os braços. Flexione os bíceps e, em seguida, liberte a tensão dos músculos. Depois, flexione os antebraços e deixe-os relaxar lentamente. Respire fundo e continue com o peito e o abdômen. Contraia os músculos abdominais e do peito e expire lentamente enquanto liberta esses músculos.

Sobre a Emma

A Emma – The Sleep Company é uma empresa administrada pelo seu fundador e com 1,5 milhão de colchões vendidos em 2020, a marca líder mundial de sono de venda direta ao consumidor. Fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller, a empresa Sleep Tech está sediada em Frankfurt, Alemanha, com escritórios adicionais em Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China). Em 2020, a empresa atingiu uma faturação de EUR 405 milhões (USD 494,7 milhões) e uma taxa de crescimento de 170% em relação ao ano anterior. A 1 de julho de 2020, o grupo Franz Haniel & Cie. GmbH adquiriu 50,1 por cento da Emma – The Sleep Company.

O produto core da marca é o colchão numa caixa da Emma®, que atualmente está disponível em mais de 30 países. O colchão é vendido diretamente aos consumidores através de uma experiência diversificada do cliente que inclui vários pontos de contato digitais, bem como cerca de 2.000 lojas. O sucesso da estratégia omnicanal foi possibilitado através de parcerias com diversos retalhistas.

A equipa de pesquisa e desenvolvimento da Emma é líder em tecnologia do sono e, com mais de 30 pessoas, desenvolve produtos inovadores que têm um impacto positivo na vida das pessoas, melhorando o seu sono. Para expandir os seus negócios e inovar o mais rápido possível, os mais de 800 membros da equipa de Emma estão constantemente a criar e implementar novos conceitos para otimizar tudo, desde as suas cadeias de fornecimento globais até marketing e vendas. A empresa mantém a sua vantagem competitiva ao permanecer ágil, descobrindo soluções pragmáticas para desafios e mantendo uma mentalidade digital. A equipa celebra e incentiva a diversidade em todas as áreas: diversidade de pensamento, caráter, ideias e formação.

Para obter mais informações sobre a empresa, visite https://team.emma-sleep.com/press.

Para obter mais informações sobre os produtos, visite www.colchaoemma.pt

© Emma | Foto: Emma | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s