PS/AÇORES DIZ QUE “INE DESMENTIU” GOVERNO REGIONAL SOBRE DÉFICE

O deputado do PS/Açores Sérgio Ávila, responsável pelas finanças do último executivo regional, disse a semana passada que o Instituto Nacional de Estatística (INE) “desmentiu” as declarações do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre o défice da região.

Segundo Sérgio Ávila, “no dia 10 de março, a secretaria regional das Finanças anunciou que o défice da região tinha sido de 92,6 milhões de euros, o que corresponderia a 2,1% do PIB”.

“Hoje [sexta-feira, 25 de março], passados apenas 15 dias, o INE revela que o défice é de afinal 360 milhões”, ou seja, quatro vezes superior ao anunciado pelo Governo Regional”, afirma o socialista, citado em nota de imprensa do partido.

De acordo com Sérgio Ávila, o défice da região, “foi afinal em 267,4 milhões de euros superior aquilo que tinha sido anunciado, há 15 dias, pelo Governo Regional”.

O dirigente considera que o INE “também desmentiu o Governo Regional quando anunciou uma redução do défice de 62% face ao ano anterior”.

“Afinal, o INE anunciou hoje que o deficit manteve-se no mesmo montante do ano anterior, nem se verificando qualquer redução”, adiantou, acrescentando que “esta realidade é ainda mais estranha quando, em 2020, a região teve que se manter fechada uma parte significativa do ano e não beneficiou qualquer financiamento de fundos comunitários para consequências da [pandemia de] covid-19”.

Além disso, continua, “no ano passado, além da normalização da atividade económica, o Governo passou a beneficiar de forma antecipada de 73 milhões de euros de fundos Plano de Recuperação e Resiliência e dos fundos comunitários para as despesas de apoio às famílias e empresas no âmbito da covid”.

O socialista aponta também para o facto de nos Açores “o défice ter aumento para três vezes mais que o país, face ao PIB”, sendo que a dívida pública da região “aumentou, também, 280 milhões de euros, valor muito superior ao anunciado, representando já 65% do PIB, ou seja, um valor em cerca de oito pontos percentuais superior ao ano anterior”.

Segundo o dirigente do PS/Açores, esta é uma matéria que deverá levar o Governo Regional a ter “maior serenidade”, no sentido de “assegurar algum nível de confiança naquilo que diz e anuncia”.

© Lusa | Foto: PS/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s