AÇORES RENOVAM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL COMO “DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL”

A Região Autónoma dos Açores obteve o segundo nível de Prata na certificação internacional como “Destino Turístico Sustentável” da EarthCheck, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council, evidenciando a evolução positiva do trabalho iniciado em 2017.

Esta distinção reforça o posicionamento e a liderança dos Açores em matéria de sustentabilidade turística, destacando-se como o único arquipélago no mundo certificado como “Destino Turístico Sustentável”.

É compromisso do Governo dos Açores atingir no prazo de três anos o nível de certificação de Ouro, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua.

Numa época de grandes desafios globais, o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, reconhece, com grande satisfação, “o trabalho colaborativo e o envolvimento participativo de várias entidades públicas e privadas, que potenciou os resultados obtidos até ao momento neste processo certificação”.

Os auditores independentes da entidade certificadora EarthCheck avaliaram, no passado mês de setembro, várias infraestruturas em diferentes ilhas dos Açores, para aferição de 12 áreas-chave de atuação no domínio da sustentabilidade, reconhecendo o amplo comprometimento da Região na preservação do seu património cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e económicas.

A EarthCheck é uma entidade certificadora acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council e é líder mundial em consultoria, benchmarking científico e certificação para a indústria de turismo e viagens.

O normativo adotado pela EarthCheck estipula um processo de certificação evolutivo que impõe a conquista progressiva de quatro patamares (Prata, Ouro, Platina e Master), obrigando a que cada destino demonstre a adequada conformidade com os critérios avaliados ao longo do tempo e de forma consistente.

© GRA | Foto: GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s