VILA DO PORTO: BÁRBARA CHAVES DESCONTENTE COM A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA SOBRE O ESPAÇO FORA DA ILHA DE SANTA MARIA

A presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, manifestou esta quarta-feira, o seu descontentamento pelo facto de a Conferência Internacional sobre o setor do Espaço, não se realizar na ilha de Santa Maria.

Numa missiva dirigida ao presidente do Governo Regional, a edil ressalvou os investimentos avultados que, ao longo dos últimos 20 anos, se tem verificado na ilha, “quer diretamente pelo Governo Regional, como por parte do Governo da República e da iniciativa privada”, para demonstrar o seu desagrado com a realização da conferência na ilha de São Miguel, nos dias 11 e 12 de novembro.

Para Bárbara Chaves, citada em nota, caso a conferência se tivesse realizado em Santa Maria, “esta seria uma ótima oportunidade para manterem os Marienses informados sobre este tão importante e promissor setor de desenvolvimento”, mas contribuiria, também, acrescenta a edil, para que em período de época baixa, “trazer a Santa Maria um conjunto de participantes que possivelmente não conhecerão as potencialidades da ilha relativamente ao setor espacial, apesar de termos consciência de que, infelizmente, nada mais avançou relativamente ao programa de concurso do Porto Espacial de Santa Maria, relativamente à última reunião com o Governo dos Açores”.

Na carta dirigida ao executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, a autarca socialista lamentou ainda que no âmbito da “Divulgação e Educação Científica para o Espaço”, em desenvolvimento através da “Estratégia dos Açores para o Espaço”, a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, tenha sido excluída desse projeto piloto de “Educação para a Ciência”, “desmerecendo todo o trabalho que, ao longo dos anos, docentes e alunos desta escola, tem desenvolvido em conjunto com entidades e empresas ligadas ao Espaço e que exercem atividade em Santa Maria”.

Na missiva a edil refere também, que o Município de Vila do Porto não teve conhecimento prévio do evento, tendo recebido essa informação/convite apenas no dia 9 de novembro, na antevéspera do mesmo.

Ainda assim, a presidente manifestou a sua total disponibilidade para “acompanhar, colaborar e tudo fazer para que o projeto espacial em Santa Maria seja reforçado, efetivo e que contribua, de forma muito significativa, para o desenvolvimento da ilha e dos Marienses”.

A “Conferência Internacional sobre a Estratégia dos Açores para o Espaço” decorre hoje e amanhã, em Ponta Delgada, no Teatro Micaelense – Centro Cultural e de Congressos, estando a sessão de abertura agendada para 09:00 horas, a qual será presidida pelo chefe do executivo, José Manuel Bolieiro. Por sua vez, a secretária regional da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, preside à sessão de encerramento, agendada para as 16:00 de sexta-feira.

© GC-MVP | Foto: DR | PE

Deixe um comentário