COLABORAÇÃO ENTRE PARLAMENTOS REGIONAIS GANHA “RELEVO” COM O PRR, DIZ LUÍS GARCIA

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, disse que a colaboração entre os parlamentos regionais europeus “ganha ainda um maior relevo” devido à aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Numa mensagem escrita enviada à imprensa esta quinta-feira a propósito do 24.º aniversário da declaração constitutiva da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), assinada na cidade espanhola de Oviedo, Luís Garcia defendeu um reforço do diálogo entre os parlamentos regionais.

“Numa altura em que está em implementação o Plano de Recuperação e Resiliência, o espírito de colaboração e de cooperação implícito na Carta de Oviedo ganha ainda um maior relevo e deve inspirar a nossa ação”, afirmou.

Além de referir que o “diálogo e o trabalho conjunto” entre os parlamentos “devem ser reforçados”, Luís Garcia disse ser necessário defender o papel das Assembleias Regionais na política europeia.

“Deve ser defendida, de forma intransigente, a importância do papel das assembleias e dos parlamentos regionais no processo de tomada de decisões europeu, no respeito pelos princípios da subsidiariedade e da proporcionalidade”, lê-se na mensagem.

O social-democrata, que preside à Assembleia Regional desde 2020, salientou que os parlamentos regionais “são as instituições mais próximas dos cidadãos”.

Na sua perspetiva, as assembleias regionais, “para além de desempenharem um papel fundamental no sentido de colocarem os cidadãos no centro da política europeia, têm também a responsabilidade de os aproximar, através da informação, às instituições europeias”.

A Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) integra os presidentes das Assembleias Regionais de Itália, Espanha, Bélgica, Alemanha, Áustria, Reino Unido (País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte), Portugal (Açores e da Madeira), Finlândia (Aland).

Criada em 1997 através da Carta de Oviedo, a CALRE conta, atualmente, com a participação de 73 membros.

© Lusa | Foto: ALRAA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s