SEGURANÇA NA REDE INFORMÁTICA DO HDES TOTALMENTE NORMALIZADA DENTRO DE “DUAS SEMANAS”, REVELA ANA CARVALHO

A secretária regional das Obras Públicas e Comunicações do Governo Regional dos Açores, Ana Carvalho, revelou esta sexta-feira, em Ponta Delgada, que dentro de duas semanas será reposta a normalidade na segurança da rede informática do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

“Neste momento, estão reunidas as condições para avançar, de uma forma mais célere e segura, com os trabalhos em falta, que permitirão restabelecer a totalidade dos sistemas no HDES, com uma estimativa de prazo de execução de mais duas semanas”, anunciou.

Ana Carvalho falava durante uma conferência de imprensa, em que se fez acompanhar pelo diretor regional das Comunicações, Pedro Batista, dedicada a esclarecer o incidente de segurança informática no HDES ocorrido no passado mês de junho.

Em resposta aos problemas detetados, a Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, a Secretaria Regional da Saúde e Desporto e o Conselho de Administração do HDES tomaram a decisão conjugada “inadiável de isolar informaticamente o Hospital ao nível do ciberespaço e da restante rede do Governo Regional”, avançou Ana Carvalho.

De acordo com a informação recolhida neste processo, a titular da pasta das Comunicações do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM constatou que o Hospital de Ponta Delgada “não dispõe ainda dos recursos humanos especializados e das ferramentas tecnológicas mais modernas e mais adequadas às exigências atuais”.

Para tal, garantiu Ana Carvalho, o Governo Regional vai disponibilizar “a verba de dois milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência para a segurança do ciberespaço do Governo da Região Autónoma dos Açores”.

Em nome do executivo, Ana Carvalho enalteceu a “resiliência, a capacidade de superação e o esforço de todos os profissionais do HDES, como também a compreensão dos utentes e fornecedores”, observada durante as últimas cinco semanas, e deixou também uma palavra de apreço ao Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo por não desvalorizar o acontecimento.

© GRA | Foto: JF | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s