COVID-19: UGT/AÇORES QUER PRORROGAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO DO EMPREGO

A UGT/Açores reivindicou hoje a prorrogação dos programas de manutenção do emprego, como o ‘lay-off’, e uma “rápida implementação” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) devido ao “agravamento” da pandemia da covid-19 na região.

Em nota de imprensa, a UGT/Açores disse ser “oportuno reivindicar a manutenção e o reforço das medidas de apoio à economia e ao emprego” devido ao “agravamento” da pandemia da covid-19 nos Açores e no resto do país.

Entre essas medidas, a UGT defende a “prorrogação dos programas de manutenção do emprego ao abrigo do apoio especial às empresas, designadamente no que diz respeito ao ‘lay-off’”.

A central sindical pretende uma “rápida implementação do PRR para “apoiar” e “recuperar o maior número de empresas e de empregos possível”.

A UGT/Açores quer ainda uma “aplicação criteriosa” do PRR e dos restantes fundos comunitários, investindo no “apoio às empresas” para não repetir os “erros do passado”.

“A UGT/Açores defende a necessidade urgente de se encetarem negociações junto do setor bancário para o prolongamento das moratórias junto das empresas e dos agentes económicos que se mostrem economicamente viáveis, geradores riqueza e emprego”, acrescentou a central sindical.

Segundo a UGT/Açores, aquelas reivindicações “tornam-se agora mais pertinentes e oportunas do que nunca”, devido aos dados preliminares do Censos 2021, que dão conta de uma quebra de população residente no arquipélago açoriano.

Os Açores registaram uma quebra de população residente de 4,1% desde 2011, segundo os dados preliminares dos Censos 2021, revelados a 28 de junho, com o concelho da Madalena, na ilha do Pico, a ser o único a registar crescimento (4,7%).

© Lusa | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s