PONTA DELGADA: CÂMARA ADJUDICA ELABORAÇÃO DE PLANO PARA JUVENTUDE

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, “acaba de formalizar a adjudicação da elaboração” do Plano Municipal de Juventude 2022-2026, sendo “expectável uma primeira versão” do documento “antes do final do ano”, foi esta terça-feira anunciado.

Segundo a maior autarquia açoriana, este documento envolverá “áreas tão diversas como Empregabilidade e Empreendedorismo, Educação e Formação, Saúde e Bem-Estar, Criatividade e Cultura, Coesão Social, Participação Cívica, Juventude e o Mundo, Voluntariado”.

A autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, salienta numa nota divulgada que o Plano Municipal de Juventude de Ponta Delgada “tem como principal objetivo auxiliar a autarquia na definição e no planeamento de uma melhor estratégia de intervenção para este público alvo” e promover “a participação ativa” dos jovens em projetos.

Citado numa nota enviada pela autarquia, o vereador Paulo Mendes, que detém o pelouro da Juventude, destaca a importância do documento para “dotar o município de um documento orientador, com uma visão integrada e materializada num conjunto de ações” para “melhorar as políticas públicas municipais e, consequentemente, promover a melhoria de vida dos munícipes e, neste caso concreto, dos mais jovens”.

Com este passo, acrescenta o vereador, “Ponta Delgada integra o universo de menos 10% dos municípios nacionais que têm um plano direcionado para a juventude”.

“Se os jovens (estamos a assumir para este estudo o universo dos 15 aos 35 anos) têm um papel determinante no nosso processo de desenvolvimento, é importante assumirmos de forma pública esse compromisso sobre a sua importância e a de ouvi-lo para melhor intervir”, sublinha, apelando para a participação dos jovens e das suas associações representativas na elaboração deste plano municipal.

A autarquia lembra que Ponta Delgada “é membro efetivo da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para implementação e otimização de Políticas Locais de Juventude”, uma “iniciativa da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis”.

© Lusa | Foto: CMPD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s