BERTO MESSIAS É A PESSOA CERTA PARA PRESIDENTE DA CÂMARA DA PRAIA DA VITÓRIA

Rodrigo Pereira

Se pelo concelho o nome de Berto Messias foi suando como sendo aquele que melhores condições reunia para assumir a candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal da Praia da Vitória, dentro do partido as opiniões também convergiram confirmando-se a sua indicação.

Berto Messias é um praiense natural e residente na freguesia do Porto Martins, cujo seu percurso cívico e político começou precisamente na Praia. Desde cedo envolvido nas tradições e costumes da freguesia, do concelho e até da ilha, assumiu a primeira função pública no concelho enquanto Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, era-o na altura Roberto Monteiro, e foi também membro da Assembleia Municipal, funções que para além de desempenhadas de forma exímia lhe deram a experiência e o conhecimento da gestão autárquica do concelho e fazem dele hoje o candidato mais bem preparado nesta corrida.

Ainda na Praia e pela Praia, Berto Messias tem também um percurso enquanto cidadão que vai além da política, como é exemplo a sua participação na formação do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, pelo qual envergou a jaqueta durante vários anos ou a coordenação das Festas da Praia em 2009, entre outras participações e contributos cívicos.

No desempenho de outras funções fora do concelho, Messias foi e é atualmente deputado à Assembleia Regional, tendo já sido líder da bancada parlamentar do PS, e onde frequentemente intervém em prol da Praia da Vitória. Integrou também o anterior governo regional enquanto Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Nos próximos anos a Praia da Vitória precisa de uma presidência firme, com a capacidade de pensar a cidade e o concelho a longo prazo, mas com o pragmatismo de resolver vários problemas urgentes. O centro da cidade necessita de recuperar a força que perdeu desde a última grande crise, agravada com o downsizing da Base das Lajes – todos temos saudades da Praia com vida. O concelho precisa de voltar a conseguir fixar a maioria dos seus jovens, que sendo a geração mais bem qualificada de sempre é a mais capaz de apoiar no desenvolvimento do concelho e da ilha. Precisamos também – nós, concelho – de apostar fortemente na causa ambiental e social, não esquecendo a constante aposta na nossa cultura e turismo e naturalmente de apoiar as nossas empresas e economia, potenciando o comércio local, mas também explorando novos mercados a partir das nossas principais riquezas naturais, como por exemplo a nossa baía. É certo que parte deste trabalho vem sendo desenvolvido há vários anos pelo Partido Socialista na gestão do concelho, no entanto é fundamental pensar ou repensar todas estas matérias em conjunto nesta que é altura certa para tal.

O envolvimento de Berto Messias no concelho não começou quando se filiou no partido, nem o amor ao concelho quando foi anunciado como candidato. Tem um passado de luta e dedicação pela Praia que é conhecido por todos e tem a experiência e capacidade que fazem dele a pessoa certa para presidir à Câmara a partir do próximo dia 26 de setembro.

Rodrigo Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s