CHEGA/AÇORES VAI APRESENTAR PROPOSTA NO PARLAMENTO PARA O SECTOR AGRÍCOLA

O líder do Chega/Açores, Carlos Furtado, anunciou hoje que vai apresentar no parlamento regional uma proposta para o setor agrícola, manifestando preocupação com a sobrevivência das explorações de agropecuária.

O dirigente do Chega, que esteve reunido com Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, em Ponta Delgada, considera que da reunião “ficou percetível que o aumento constante dos custos de produção tem sido um problema gravíssimo para o setor, estando em causa neste momento a sobrevivência das explorações de agropecuária, ao preço que atualmente é pago o leite ao produtor”.

Citado em nota de imprensa do partido, Carlos Furtado afirmou ser da “maior importância passar uma imagem real das dificuldades sentidas por estes profissionais, uma vez que ainda existe na sociedade a imagem de que os subsídios de exploração de que o setor beneficia tornam as explorações altamente rentáveis, situação esta que está completamente errada”.

De acordo com o líder do Chega/Açores, “estes subsídios são o garante para que a população possa dispor dos produtos lácteos aos preços que são praticados nas superfícies comerciais” e que, “no atual cenário, se têm mostrado insuficientes para garantir a sustentabilidade do setor, quer na produção quer na industria de transformação”.

O Chega/Açores referiu que é da ”maior urgência pôr em prática medidas que melhorem a rentabilidade do setor”, caso contrário a região “continuará a perder empresas da agropecuária a um ritmo que atualmente já é de dois por semana”, sendo esta “uma situação alarmante”.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s