MENSAGEM DE CONGRATULAÇÃO DO PRESIDENTE DA ALRAA PELO 45º ANIVERSÁRIO DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES REGIONAIS

Há 45 anos, neste dia, os açorianos pela primeira vez na sua história foram chamados a pronunciar-se sobre o destino destas nove ilhas de lava. A data que inaugurou um novo e democrático paradigma no desenvolvimento destas ilhas não foi esquecida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que dirige a todos os açorianos uma mensagem de congratulação por tão importante efeméride para o povo açoriano, a qual reproduzimos na íntegra.

“Assinalamos hoje o 45º aniversário das primeiras eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, as quais abriram caminho à instalação deste novo órgão de governo próprio, a 20 de julho de 1976, e à formação do Governo Regional, a 8 de setembro desse mesmo ano.

Foi nesse dia 27 de junho de 1976 que as urnas se abriram, pela primeira vez, para umas legislativas regionais e os açorianos foram chamados a participar e a escolher os seus representantes, por via do sufrágio direto, livre e universal.

Na sequência dos resultados destas primeiras eleições regionais, o parlamento açoriano ficou composto por 27 deputados do PSD, 14 do PS e 2 do CDS, tendo o Salão Nobre da Sociedade Amor da Pátria se tornado a sede da Assembleia Regional, mantendo-se, assim, durante toda a I Legislatura.

O caminho que nos conduziu a este momento não foi fácil e foi trilhado por açorianos que, com a sua resiliência, coragem e determinação, lutaram e acreditaram na autonomia constitucional açoriana e num futuro melhor para as gerações vindouras.

Assim, e na evocação desta data especial, considero que as dificuldades e as controvérsias vividas há 45 anos devem hoje ser inspiradoras e as conquistas alcançadas ao longo de todo este tempo devem lembrar-nos que a autonomia não é um processo estanque e que deve ser continuamente aperfeiçoado.

Homenageio, pois, reconhecidamente, todos aqueles que têm feito parte deste percurso de mais de quatro décadas, e hoje, em particular, recordo de forma especial os deputados constituintes e os primeiros deputados eleitos para a Assembleia Regional dos Açores.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Luís Carlos Correia Garcia”

© ALRAA | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s