CARO AMIGO DA GUERRA!

Fernando Mendonça

Hoje, ao ouvir uma música que me enviaram do saudoso Zeca Afonso (eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada… ) lembrei-me de quando a cantavas no silêncio do nosso quarto na Guiné! Sempre de modo a que ninguém nos ouvisse, não fosse o diabo tecê-las e acabássemos sendo enviados para o mato… Pois tu, ao contrário de mim, que tinha vivido aqui neste sossegado cantinho no mar plantado… Tinhas tido uma vivência estudantil em Coimbra, logo mais conhecedor dessas andanças antifascistas! Claro que podíamos ter evitado, tanto aquela guerra sem sentido, como ter de cantar o Zeca às escondidas! Bastava para isso, termos feito como alguns, até com posses, que escolheram fugir ou emigrar, para cantar o Zeca à vontade e não terem que passar pelo que passamos em defesa da pátria que, queiramos ou não, era na altura obrigação como cidadãos Portugueses!

Pois é caro amigo! Levaram-me para Lisboa, fui mobilizado e avancei! Só tinha mais três alternativas: Emigrava, fugia ou ia preso! Caramba! Pelo que vim a saber, no Tarrafal aquilo era muito duro! Tal como tu, tivemos sorte, escapamos e podemos gabar-nos do dever cumprido!

Entretanto, pouco tempo depois do 25 de Abril, entusiasmado com a liberdade concedida em poder cantar os nossos ídolos à vontade, entrei na política! Exerci vários cargos, nunca remunerados… Apaixonei-me na altura pela Social Democracia para Portugal, que se caracterizava pela dignificação dos valores humanos essenciais, na concretização de um socialismo democrático e humanista!

Agora, 50 anos depois da guerra e 47 do 25 de Abril, questiono-me se na verdade, valeu a pena ter obedecido a Salazar ou ter ajudado a construir a democracia? Naturalmente que sim, porque apesar do seu desencanto, nada supera o direito ao voto e à liberdade de expressão!

Abraço amigo

Fernando Mendonça*
(*) Por opção, o autor rejeita o AO90.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s