
No âmbito das comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores que ontem se assinalou, os principais edifícios públicos da Região estiveram abertos a visitas do público, numa iniciativa que pretendeu reforçar a ligação dos açorianos às instituições autonómicas e, simultaneamente, valorizar a preservação patrimonial.
De acordo com uma nota do Governo hoje enviada às redações, “um total de 425 pessoas” visitaram os principais edifícios públicos regionais, repartidas pelas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
O Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, recebeu 393 visitas, número “recorde de visitas no Dia da Região”, refere a nota.
O Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, acolheu 31 visitas, enquanto a antiga Colónia Alemã, na Horta, recebeu apenas um visitante.
O Dia da Região Autónoma dos Açores foi assinalado ontem com uma sessão solene na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, num formato diferente do tradicional, sem a habitual imposição de insígnias honoríficas e sem o almoço-convívio com sopas do Espírito Santo, mas inovou na pluralidade, ao incluir a participação e intervenção de todas as forças políticas com assento parlamentar.
© GRA | Foto: MM | PE