
A Guarda Nacional Republica, através do Posto Territorial de São Roque do Pico, na sexta-feira, dia 21 de maio, apreendeu 38,5 quilos de lapas na freguesia da Candelária, anunciou hoje o Comando Territorial dos Açores.
O Comando Territorial da GNR dos Açores adianta, em comunicado, que a apreensão decorreu no âmbito “de uma ação de vigilância da costa”, na qual os militares da Guarda, “detetaram em flagrante dois homens a apanhar lapas em época de defeso, através da prática de mergulho em águas abertas”.
Desta ação, acrescenta a GNR, foram identificados os dois indivíduos, de 43 e 59 anos, e elaborados “dois autos de contraordenação por apanha de lapas em período de defeso, punível, cada um, com uma coima no valor máximo de 3 500 euros”.
“As lapas apreendidas, por se encontrarem vivas, foram restituídas ao seu habitat natural”, lê-se também no comunicado.
O comunicado da GNR recorda ainda, “que a implementação do período de defeso resulta em benefícios biológicos, possibilita uma maior proteção da desova, do desenvolvimento larvar e da fixação destes espécimes, fatores determinantes para o desenvolvimento das lapas”.
© CT-GNR-A | CT-GNR-A | PE