A EDUCAÇÃO PRECISA DE MAIS E MELHOR!

Joana Bettencourt

Os partidos da coligação, PSD, PPM e CDS-PP apresentaram no Plenário de maio, um Projeto de Resolução intitulado “Estratégia Regional de Recuperação das Aprendizagens”, com pedido de urgência e dispensa em comissão, mas apresentado no final do ano letivo!

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, a taxa de abandono escolar precoce em 2019 nos Açores foi de 27%, enquanto que a média nacional foi 10,6 %.

A inércia por parte do Governo Regional não irá, com certeza, fazer com que estas taxas diminuam!

Após mais de um ano de pandemia e de muito criticar o anterior executivo, os partidos que suportam o atual Governo Regional esperaram para o final do ano letivo para apresentar um plano de recuperação de aprendizagens. Não virá tarde?

Uma Estratégia Regional de Recuperação de Aprendizagens que incide na organização escolar, em aspetos curriculares e meios de apoio aos alunos, parece-me, no mínimo, que precisará de mais recursos humanos, de mais docentes.

Levantam-se então as seguintes questões: vão abrir mais vagas com vista a colmatar esse trabalho tão necessário? Providenciam alguma formação que integre as medidas necessárias à implementação deste projeto de planeamento?

A mim parece-me que deixar esta Estratégia Regional de Recuperação de Aprendizagens à mercê da autonomia das escolas é um tiro no escuro. Não querendo dizer que as escolas não sejam capazes de o fazer, mas a forma vaga dos seus objetivos resolutivos, irá dificultar em muito o trabalho das mesmas, surgindo questões como as que aqui coloco e outras tantas mais. Um pouco mais de clareza e organização por parte do Governo Regional, seria um bom contributo para todos os que integram este processo.

Este plano menciona a intenção de reduzir as desigualdades resultantes dos efeitos que a pandemia COVID-19 causou, peca por chegar tarde, tal como os computadores prometidos em janeiro, que se preveem chegar depois do final do ano letivo.

Em janeiro, o Bloco de Esquerda apresentou, em plenário, uma proposta para garantir o acesso a equipamentos informáticos para os alunos em ensino a distância e para a realização de um estudo sobre o impacto desta modalidade de ensino durante a pandemia. Esta iniciativa foi aprovada por maioria, tendo os votos contra do Grupo Parlamentar do CHEGA. Passados 4 meses, querem implementar, de forma muito vaga, uma estratégia para recuperar aprendizagens e sem ter realizado estes estudos. Por parte do BE, houve a preocupação de propor que esse estudo fosse realizado pela Universidade dos Açores. Mas, ao que parece, o atual Governo gosta de premiar esta academia com palavras. Encomendar-lhes trabalhos já é outra conversa.

Sem perceber o impacto que o ensino à distância teve nas aprendizagens dos alunos, como pensam planear recuperá-las?

Além disso, com o trabalho acrescido que alberga um fim de ano letivo e todas as burocracias que envolve, como estarão os professores preparados para implementar este plano? Irão ter formação nas férias?

Pois é! Como professora contratada que sou, se bem que por vezes sinto-me tudo menos docente, pela forma como sou tratada e pela maneira como a tutela nos organiza, contratada, não sabendo ainda por quanto tempo, pergunto também, os professores contratados a termo resolutivo, que são integrados de um dia para o outro, como poderão colmatar as necessidades acrescidas que envolvem esse processo de recuperação de aprendizagens?

É imperativo refletir sobre isso!

É necessário que a inércia e os passos lentos que têm sido dados, não se tornem a imagem de futuro dos/as nossos/as jovens.

Os alunos precisam de mais, os pais precisam de mais, os professores precisam de mais, toda a comunidade educativa precisa de mais!!!

Bem dizendo, a Educação precisa de mais e melhor!!!!

Joana Bettencourt
Assessora Parlamentar do Bloco de Esquerda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s