ÁLAMO, O LENHADOR!

Joana Bettencourt

A arborização urbana revela-se por si só, um meio essencial de promover um melhor microclima nas cidades. Os benefícios que nos traz são inúmeros, tem um papel estético, refresca o ar, filtra a poluição, protege do vento e das enchentes, reduz o ruído e aumenta a biodiversidade.

Nas cidades, as árvores são necessárias para a melhoria da convivência dentro de um ambiente que a cada dia se torna mais danoso à saúde pública, pela poluição que engloba.

É com a arborização urbana que obtemos um ambiente urbano agradável, com influência decisiva na qualidade de vida e saúde da população que vive nas cidades.

A nossa cidade, cidade de Angra do Heroísmo, cidade sem igual, foi, em tempos, uma cidade cheia de árvores. Entre todo o traçado urbanístico, com janelas e varandas, que tornaram Angra do Heroísmo, Património Mundial desde 1983, viam-se árvores que traziam não só beleza e história, mas também um “pulmão” aos que aqui habitam!

Há já alguns anos que Angra tem vindo a ser avassalada pelo constante abate de árvores e de podas mal executadas. O Sr. Presidente da Câmara Municipal, e Ex-Secretário do Ambiente, Álamo de Meneses, insiste em ignorar a “voz” dos seus munícipes e continua a realizar o abate sistemático de árvores, descaraterizando, dessa forma, a nossa cidade património mundial. E assim, a política desta autarquia mantém total desrespeito por nós e por tudo o que Angra representa, mostrando que não tem noção da importância da arborização urbana.

Os Angrenses merecem uma gestão ambiental, que culmine num ambiente urbano mais agradável do ponto de vista ambiental, social, estético e económico.

O desenvolvimento de um plano de arborização da nossa cidade é para ontem Sr. Presidente Álamo de Meneses! Já é altura de a autarquia demonstrar a sua preocupação com o ambiente da nossa cidade e de agir em conformidade com aquilo que é o melhor para os seus munícipes.

Será isto que os Angrenses precisam? Será isto que os Angrenses merecem? Será isto que os Angrenses querem? Onde será o próximo ataque Sr. Presidente da Câmara Municipal? Ou deveremos intitulá-lo de Sr. Álamo, o lenhador?

Joana Bettencourt
Professora do 1.º Ciclo de Ensino
Assessora parlamentar do BE/Açores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s