CENSOS 2021: RESPOSTAS PODEM SER ENVIADAS PELA INTERNET A PARTIR DE HOJE

A partir de hoje, segunda-feira, 19 de abril, pode começar a responder aos Censos 2021 através da internet, respostas que poderão ser submetidas preferencialmente, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), até ao próximo dia 03 de maio.

Para tal deverá utilizar a carta que nos últimos dias foram distribuídas pelos diversos recenseadores de freguesia, na qual consta o código e respetiva password de acesso à plataforma https://censos2021.ine.pt/.

Depois de introduzir as credenciais de acesso é só responder às diversas questões e quando terminar selecionar “Entregar”. O sistema irá devolver um comprovativo de resposta que deve guardar. É importante que guarde este comprovativo, pois de acordo com a legislação relativa aos Censos 2021, o preenchimento é obrigatório e o seu incumprimento poderá dar origem a um processo de contraordenação punível com coimas que variam de 250 a 25.000 euros ou de 500 a 50.000 euros, consoante se trate de pessoa singular ou coletiva.

Mas não tem de responder a tudo de uma só vez. Se interromper o preenchimento do questionário, a aplicação vai guardar automaticamente toda a informação registada até esse momento.

Depois de submetidas (“Entregar”) as respostas não podem ser mais alteradas, no entanto, se tiver necessidade de as corrigir deverá contactar o recenseador responsável pela sua freguesia e preencher um questionário em papel com a informação a corrigir. Tenha em atenção que tal como o não preenchimento, também o fornecimento de informações inexatas, insuficientes ou suscetíveis de induzir em erro, constituem motivo de contraordenação punível com coima.

Todos aqueles que não conseguirem responder pela internet, há ainda outras formas de responder: telefone, e-balcão da junta de freguesia da sua área de residência, e o autopreenchimento dos questionários em papel entregue pelos recenseadores, os quais devem ser contactados.

Se entretanto perdeu os códigos, deverá também contactar o recenseador da sua área de residência para que este lhe faça chegar os novos códigos.

Os Censos “são a contagem e a caracterização da população e do parque habitacional que decorre de 10 em 10 anos. A informação censitária é determinante para o conhecimento do país”, escreve o INE na respetiva plataforma de preenchimento. Nos Censos “contamos todos, contamos com todos”, sublinha.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s