AVISO AMARELO NO FIM DE SEMANA DEVIDO A “PRECIPITAÇÃO POR VEZES FORTE”

O grupo Ocidental vai estar sob aviso amarelo no fim de semana, enquanto as restantes ilhas do arquipélago estarão sob aviso amarelo apenas no domingo, devido à precipitação por vezes forte, foi hoje anunciado.

Numa nota enviada às redações, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que as ilhas do grupo Ocidental, Flores e Corvo, estarão em aviso amarelo entre as 03:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

No grupo central do arquipélago, Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial, o aviso amarelo vigorará entre as 03:00 e as 15:00 de domingo.

Para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, do grupo Oriental, o aviso amarelo refere-se ao período das 06:00 às 18:00 de domingo.

Para todas as ilhas, o IPMA justifica o aviso amarelo com “precipitação por vezes forte”, que poderá ser acompanhada por trovoada.

Na sequência dos avisos emitidos pelo IPMA, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) especificou que uma “depressão centrada a oeste/noroeste do arquipélago com um sistema frontal associado irá provocar um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas”.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Na imagem abaixo, apresenta-se os parâmetros utilizados pelo IPMA para a emissão de avisos meteorológicos:

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as devidas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

© SRPCBA/IPMA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s