DEPUTADOS DO PSD/TERCEIRA CONGRATULAM-SE COM NOVO TARIFÁRIO DA PORTO DOS AÇORES

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira congratularam-se hoje pela entrada em vigor do novo Regulamento de Tarifas da Portos dos Açores, que vai permitir uma redução de preços da operação portuária na Praia da Vitória e surge na sequência de uma proposta dos social-democratas.

A portaria visa, entre outras alterações, “uma operação portuária, de facto, mais barata no Porto da Praia da Vitória, procedendo-se a uma redução na ordem dos 30% dos valores da tarifa de movimentação de carga no período correspondente aos sábados, domingos e feriados”, refere Rui Espínola.

“Para além disso, há que destacar que a taxa para o movimento de granéis sólidos – cereais e rações – em dias úteis terá uma redução média de 15%, o que vem ao encontro de uma reivindicação já antiga dos agricultores da nossa ilha”, explica o social-democrata.

Recorde-se que Vânia Ferreira, Rui Espínola, Paulo Gomes e Luís Soares tinham enviado, o mês passado, um requerimento à Assembleia Legislativa onde focavam precisamente a necessidade de tornar o Regulamento de Tarifas mais equitativo entre os portos dos Açores, numa lógica de coesão regional.

“A portaria agora em vigor iguala as tarifas de carga do Porto da Praia da Vitória e do Porto de Ponta Delgada, nos casos em que havia uma disparidade de custos, que prejudicava claramente a ilha Terceira”, sublinha o deputado do PSD/Açores.

Rui Espínola acrescenta que foi igualmente introduzida “uma uniformização no que toca ao regulamento de tarifas, decorrente da implementação de uma fatura única portuária nos Açores”, adianta.

“Vem de há longos anos o rol de queixas a que o PSD deu voz, já que o Porto da Praia da Vitória tinha a operação portuária mais cara dos Açores, nomeadamente na TUP Navio e na tarifa de movimentação de cargas, que afetavam especialmente a descarga de cereais e rações”.

Rui Espínola lembra ainda que, “os candidatos do PSD tocaram novamente nesta ferida na pré-campanha para as eleições legislativas. E, tal como foi dito na altura, foi este o Governo Regional a equiparar aquelas tarifas, num claro benefício para a economia da Terceira”, concluiu.

Regulamento de Tarifas da Porto dos Açores, S.A.

GI-PSD/A | Foto: GI-PSD/A | PE