AJAIT: INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÕES DE BANDOLIM, YOGA E MEDITAÇÃO, GUITARRA ELÉTRICA E VIOLA-DA-TERRA TERMINAM SEXTA-FEIRA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e a Cooperativa Praia Cultural lançaram no passado dia 08 de fevereiro um conjunto de formações em artes e relaxamento, nomeadamente em bandolim, guitarra elétrica, viola da terra e yoga e meditação, a decorrer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT).

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de cativação de jovens para as artes, e resulta de um balanço positivo relativamente a uma primeira oferta formativa nestas temáticas, levando a CMPV a apostar em novas formações.

O prazo para inscrições foi inicialmente definido até 15 de fevereiro, mas em nota de imprensa hoje divulgada, a CMPV prolonga esse prazo até à próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro.

Assim, os interessados em qualquer uma das formações poderão inscrever-se ligando para o número da rede fixa 295 545 701, enviando um email para formacoes@praiacultural.pt ou dirigindo-se à AJAIT, que se encontra a funcionar das 09:00 às 17:00 horas.

BANDOLIM

O curso de bandolim será estruturado para todos os alunos que pretendam iniciar a aprendizagem neste instrumento, bem como para aqueles que pretendam desenvolver alguma técnica que já possuem.

Esta aprendizagem assenta numa metodologia focada numa compreensão musical teórica e prática, inserida num ambiente em que se estimula a criatividade numa abordagem motivadora e eficaz de ensino, e onde se privilegiam as necessidades de cada aluno.

Luís Silva, natural dos Açores, licenciado em Música pelo Instituto Politécnico de Bragança e atual aluno de Mestrado em Ensino da Música pelo Instituto Piaget, será o formador responsável pelas aulas de bandolim.

As aulas poderão ser individuais ou em grupo (com uma frequência máxima de três alunos) com uma duração de uma hora por semana.

GUITARRA ELÉTRICA

Este curso, à semelhança do anterior, dirige-se àqueles a que pretendem iniciar a aprendizagem ou aprofundar o seu conhecimento na guitarra elétrica, com base num método criativo e desenvolvido por Luís Silva, autodidata neste instrumento, e que estará também a cargo destas aulas.

Irá privilegiar-se a abordagem de diversos estilos musicais, com maior ênfase nos géneros caracterizados pela predominância guitarrística, quer clássicos ou contemporâneos, mas indo sempre ao encontro das motivações de aprendizagem dos alunos.

As aulas poderão ser individuais ou em grupo (com uma frequência máxima de três alunos) com uma duração de uma hora por semana.

VIOLA-DA-TERRA

As aulas de viola-da-terra têm como objetivo melhorar e inovar a técnica de execução deste instrumento, tão típico e tradicional da cultura açoriana, e que merece uma especial atenção nas suas capacidades, características e potencialidades.

Tendo em conta que estas aulas serão em grupo, haverá uma tentativa de se individualizar cada aluno para que se possa facultar todo o material necessário e enquadrado com o nível a que se encontra o formando.

Este curso terá um prazo limitado a ser definido consoante os resultados da turma, finalizando-se com um concerto de violas-da-terra.

Estas aulas em grupo destinam-se a alunos a partir dos sete anos, com a frequência de um dia por semana e duração de uma hora, a decorrer num espaço previsto inicialmente de seis meses.

O professor será o Evandro Meneses, licenciado em Música nas áreas de Composição e Guitarra Clássica na Escola Superior de Música de Lisboa e atual maestro da Filarmónica União Praiense.

YOGA E MEDITAÇÃO

Para além de música, a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira acolhe também aulas de Yoga e Meditação com a instrutora Sara Moniz, praticante desta modalidade há 13 anos, onde para além do Yoga, é formada em Tai-Chi e meditação com cursos realizados no Hawaii, Okinawa e em Tóquio, com destaque para a finalização do curso de Reiki nível três no método usui.

O Yoga tem vários benefícios a nível físico, tais como uma melhoria da coordenação, do equilíbrio, da força e da flexibilidade, assim como a nível mental e emocional, sendo fonte de redução de stress e ansiedade; aumento da concentração; preservação e cultura de uma calma natural; melhoria da qualidade de sono; e promoção de uma estabilidade emocional.

Estas aulas dividem-se em quatro partes com: Exercícios de relaxamento e alongamento; exercícios com sequências de movimentos simples usando a respiração; prática da meditação; e técnicas de automassagem. Esta formação irá realizar-se com um grupo dos seis aos dez anos e outro a partir dos onze anos.

© GC-MPV | Imagem: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s