INICIATIVA LIBERAL QUER UM NOVO REBOCADOR PARA O PORTO DE PONTA DELGADA

A Iniciativa Liberal quer que o Governo Regional dos Açores, através da Porto dos Açores, proceda à construção de um novo rebocador para equipar o porto de Ponta Delgada. Nesse sentido, a sua representação parlamentar, entregou ontem, na Assembleia Legislativas dos Açores um Projeto de Resolução.

Para o deputado único dos liberais açorianos, Nuno Barata, “é da maior relevância a existência de dois Rebocadores no maior porto da Região para obviar às necessidades do mesmo e garantir a operacionalidade do porto que serve a Ilha de São Miguel e é importantíssimo para o sistema de abastecimento de todas as ilhas dos Açores”.

Barata defende que o porto de Ponta Delgada é procurado, cada vez mais, por navios de maior porte que carecem de meios auxiliares de manobra mais eficazes e eficientes do que aqueles que até agora têm garantido essa operação.

“Com o Rebocador São Miguel já com 48 anos de idade e fora da operação e com o Pêro de Teive com 23 anos e com motores e manobrabilidade limitados e definido como ‘embarcação para abastecimento de emergência à ilha do Corvo’, de acordo com um ‘contrato entre o Fundo Regional de Coesão e a Portos dos Açores’, o Porto de Ponta Delgada fica sem meios adequados para auxílio às manobras de grandes navios”, evidencia.

No Projeto de Resolução entregue no parlamento açoriano, pode ler-se que a Iniciativa Liberal recomenda ao Governo Regional, “na qualidade de acionista único, dê orientações à Portos dos Açores SA para que proceda de imediato à elaboração de um caderno de encargos para a construção de um novo navio Rebocador Portuário com aptidões de alto mar com potência adequada e manobrabilidade capaz de operar em qualquer dos Portos da Região Autónoma dos Açores”.

A iniciativa Liberal quer ainda que o Governo garanta, “no imediato, o financiamento desta construção através de fundos da União Europeia, bem como o lançamento do referido concurso até 30 de setembro de 2021”. Caso não seja possível enquadrar este investimento nos fundo da União, o Projeto de Resolução determina que seja inscrito no “no Plano e Orçamento para 2021 a verba necessário para, através de contrato programa, financiar diretamente a construção de um novo rebocador para o Porto de Ponta Delgada”.

© IL | Foto: IL | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s