MAU TEMPO PROVOCA ESTRAGOS NA MURALHA DA PRAIA GRANDE

A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) iniciou, esta sexta-feira, uma intervenção “de curto prazo” que tem em vista “a proteção e salvaguarda” da Muralha da baía da Cidade, no areal da praia Grande, na sequência dos estragos provocados pelo mau tempo dos últimos dias.

Após a ilha Terceira ter sido fustigada por fortes ventos e agitação marítima predominantemente de leste – quadrante que deixa particularmente desprotegida a baía da Praia da Vitória – parte do areal da praia Grande foi removido pela ação do mar, fazendo com que a ondulação embata diretamente na Muralha da Cidade, entre o Largo João de Deus e o Largo da Batalha.

Depois de uma vistoria técnica efetuada ao local, por técnicos competentes do Município e do Governo Regional, foi encontrada uma solução “de curto prazo” que visa, para já, a proteção e salvaguarda da Muralha, antes de se poder avançar com a reposição do areal, que obrigará à realização de dragagens em outras zonas da baía.

“Após o parecer técnico conjunto, foi entendido avançar-se com uma solução que passa pela colocação de dois tipos de barreiras físicas entre a Muralha e o mar (barreiras em betão, designadas por barreiras New Jersey e de sacos de areia, chamados big bags)”, revelou Tibério Dinis, Presidente da Autarquia.

Frisando que “esta intervenção é, para já, só para salvaguardar a Muralha neste período de inverno”, o edil referiu ainda que a mesma vai continuar “ao longo dos próximos dias e semanas, sempre que as condições de mar o permitam e quando recebermos mais big bags”, considerando que não existiam disponíveis no mercado local em número suficiente para a extensão da intervenção.

Quanto à resolução definitiva do problema provocado pelo mau tempo deste início de ano, Tibério Dinis afirma que “só na primavera, início do verão” é que estará concluída, informando que a edilidade “já solicitou as autorizações e está a diligenciar os procedimentos para se poderem iniciar as dragagens de areia para que se possa fazer a reposição de areia em grande monta naquela zona”.

De acordo com as expetativas orçamentais da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a resolução completa do problema terá um custo “de cerca de 120 mil euros”, sendo que o Presidente da Autarquia praiense espera “que tal investimento seja financiado em partes iguais de 50% pela Câmara Municipal e pelo Governo Regional”.

Tibério Dinis salienta, também, “a forma cordial, rápida e eficaz com que a Secretaria Regional do Mar e Pescas, na pessoa do Chefe de Gabinete do Sr. Secretário Regional, articulou as soluções para que a Câmara Municipal tivesse os pareceres da melhor solução a implementar”, revelando que, apesar da competência de proteção e ordenamento da orla costeira não ser municipal, “a Câmara Municipal, por ter os meios e condições para avançar com a intervenção decidiu fazê-lo já, para salvaguarda da Muralha da baía da Cidade”.

DEPRESSÃO JUSTINE PROVOCA 11 OCORRÊNCIAS NOS AÇORES

Relativamente à passagem da depressão “Justine” nos Açores, segundo uma nota do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foram registadas um total de 11 ocorrências.

Das 11 ocorrências, seis tiveram lugar precisamente no concelho da Praia da Vitória, uma na Ribeira Grande, em São Miguel, duas nas Lajes das Flores, uma em São Roque do Pico e uma no concelho da Calheta, em São Jorge.

Todas as ocorrências estão relacionadas, sobretudo, com queda de árvores, queda de estruturas (como postes de eletricidade, placares publicitários) e com pequenos danos em habitações.

Uma das ocorrências na ilha das Flores diz respeito a um telhado de uma habitação que ficou danificado, devido à precipitação e ventos fortes. Por precaução, o SRPCBA procedeu ao realojamento de duas pessoas, uma ação que ficou a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil das Lajes das Flores.

© GC-MPV – SRPCBA | Foto: GI-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s