GRUPO SÉNIOR DE SANTA MARIA ASSINALA 12 DE ANOS DE EXISTÊNCIA

A 26 de janeiro de 2009 realizou-se o primeiro convívio sénior pelo Município de Vila do Porto na freguesia de São Pedro, na sua Casa do Povo. Nascia assim o projeto do Grupo Sénior de Santa Maria (GSSMA), que conta atualmente com 12 anos de existência.

O GSSMA nasceu do diagnóstico local efetuado no âmbito do projeto de Estágio L em Educação Social pela Dra. Cristina Moreira, tendo sido identificado que havia no concelho uma lacuna ao nível do desenvolvimento de atividades culturais, sociais e lúdicas para a terceira idade.

A existência deste recurso técnico e o reconhecimento da necessidade pelo executivo liderado pela Dra. Nélia Figueiredo, permitiu, pela primeira vez no Município de Vila do Porto, conceber um sistema de encontros semanais regulares, descentralizados em cada freguesia do concelho, destinado a pessoas com 65 ou mais anos.

O projeto nasceu com o objetivo de potenciar a saída das rotinas diárias dos/as seniores da ilha e o convívio com os seus pares de forma organizada e orientada tecnicamente, o qual ainda se mantém. A este objetivo foram-se aliando outros de extrema importância, como é o caso do reconhecimento do talento de cada participante na manutenção das tradições da ilha, quer ao nível do artesanato produzido, quer ao nível dos conhecimentos da gastronomia antiga.

Ao longos dos anos o projeto foi sendo reconhecido na comunidade com grande valor, muito pelo facto dos participantes dinamizarem vendas de produtos confecionados por eles próprios nas festividades e feiras da ilha. Esta dinâmica e presença constante levou a que fosse possível a todos os elementos do grupo a contribuírem para uma das atividades mais marcantes do projeto: a viagem realizada de dois em dois anos.

Desde 2010 que já se realizaram 5 viagens de grupo: em 2010 viagem a Fátima e arredores (grupo de 45 seniores); em 2013 viagem à ilha Graciosa (grupo de 65 seniores); em 2015 viagem à Região Autónoma da Madeira (grupo de 41 seniores); em 2017 viagem ao Norte de Portugal (grupo de 41 seniores) e em 2019 viagem ao Ribatejo.

Ao longo dos 12 anos muitas foram as entidades da comunidade com quem o GSSMA trabalhou diretamente, sempre no intuito de conceder novas experiências aos participantes, novos conhecimentos ou apoios, em prol do seu bem-estar, segurança e integração comunitária.

Paralelamente, pela chegada de pessoal técnico especializado e interesse do próprio Município, surgiram outros projetos ligados à terceira idade, alguns dos quais ainda se mantém ativos, de que é exemplo o projeto Desporto Sénior coordenado, primeiramente pelo Prof. Aléxio Puim, e posteriormente pelo Prof. Henrique Melo.

Muitos foram os desafios que a pandemia colocou ao GSSMA, mas também muitas foram as soluções encontradas para se manter o contato, a estimulação cognitiva e sentimento de integração.

O Município de Vila do Porto, segundo nota de imprensa, congratulou o GSSMA por mais este ano de vida, bem como todos os intervenientes que fizeram e fazem deste projeto um sucesso, dando nota pública da importância deste projeto no desenvolvimento da comunidade, na integração e participação dos seniores, na manutenção de uma vida ativa e saudável, possível pelo empenho diário e esforço dos técnicos municipais, bem como das entidades locais com as quais se mantem relações de parceria.

© CMVP | Imagem: CMVP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s