GNR: DIA DA UNIDADE DO COMANDO TERRITORIAL DOS AÇORES

O Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana, celebra a 18 de janeiro, o “Dia da Unidade”, por referência às origens da criação da Guarda Fiscal, na ilha Terceira, após Decreto de 18 de janeiro de 1831 por Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque.

Num contexto atípico causado pela pandemia COVID-19, a data foi assinalada com o Içar da Bandeira Nacional e da imposição de condecorações aos militares na sede do Comando, em Ponta Delgada, bem como em todos os seus quartéis nas restantes ilhas que constituem o arquipélago dos Açores. Estas cerimónias, devido ao contexto atual, decorreram com um efetivo muito reduzido e cumprindo sempre com todas as normas sanitárias em vigor.

O Comando Territorial dos Açores da GNR conta com um efetivo de 234 militares e sete civis, que prestam serviço nas valências da componente territorial, de proteção da natureza e ambiente, de investigação criminal e cinotécnica.

A missão fiscal e aduaneira acometida ao Comando Territorial dos Açores reveste-se de elevada tecnicidade e especialização, contribuindo desta forma para o combate à fraude e evasão fiscal.

A sua vertente de proteção de natureza e ambiente é uma valiosa ferramenta para a prevenção e repressão das infrações desta natureza, sendo um importante contributo para a preservação da biosfera do Arquipélago dos Açores.

De realçar que, neste contexto da pandemia COVID-19, a GNR respondeu de forma pronta e eficaz às solicitações das diferentes entidades presentes na Região Autónoma dos Açores.

Em termos de investimento, destaca-se o “Programa de Atualização e Expansão do EUROSUR” à Região Autónoma dos Açores, que tem previsto diversas ações para a implementação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), assim como outros investimentos, constituindo uma aposta forte no reforço do controlo costeiro, no enquadramento de Portugal no Espaço Schengen.

No âmbito destas celebrações, o Comandante do Comando Territorial dos Açores dirigiu uma mensagem a todos os militares e civis, onde teve oportunidade de enaltecer a postura e rigor que adotam diariamente. Nesta mensagem, o Comandante do Comando Territorial dos Açores elogia ainda a capacidade, motivação e indelével qualidade de todos os militares e civis, incentivando-os, individual e coletivamente, a continuar a contribuir para que a imagem, o prestígio e o reconhecimento demonstrado se mantenha.

A Guarda Nacional Republicana é uma “força humana, próxima e de confiança”, com os valores e princípios de atuação fundados no respeito da Lei e dos Direitos Humanos.

© CT-GNR-A | Fotos: CT-GNR-A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s