CLÉLIO MENESES APELA AO CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE SEGURANÇA DECRETADAS PELO GOVERNO

O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, apelou hoje, em Ponta Delgada, ao rigoroso cumprimento das normas sanitárias que decorrem do novo Decreto Regulamentar Regional n.º 1-B/2021/A, de 14 de janeiro de 2021, que regula o estado de emergência na Região, hoje publicado em Jornal Oficial.

Este apelo aos açorianos foi feito durante uma conferência de imprensa promovida na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, com o propósito de fazer o ponto da situação da pandemia de Covid-19 nos Açores e perspetivar os cenários que decorrem da aplicação das medidas em vigor, desde as zero horas de hoje.

Na conferência de imprensa o secretário regional manifestou-se confiante na eficácia das medidas delineadas pelo executivo e apelou ainda à melhor colaboração das forças de segurança e das entidades que têm o dever e a missão de fiscalizar.

Questionado pelos jornalistas por eventuais “furos”, hoje verificados, na cerca sanitária em Rabo de Peixe, que juntamente com a freguesia de Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo, constituem as duas localidades da ilha de São Miguel com cercas sanitárias decretadas desde as 00:00 desta sexta-feira, Clélio Meneses esclareceu que “ao governo cabe decretar as normas, ficando a fiscalização e a garantia da segurança, por conta das entidades competentes”.

O governante referiu ainda que nas freguesias sujeitas a cercas, as populações de alguns locais de risco vão ser chamadas a teste de despiste da Covid-19, considerando ser este “um instrumento essencial para se conhecer a realidade e se poder atuar”, sublinhando que “a estratégia é testar no local onde o problema existe, para resolver e ajudar a debelar a pandemia”.

Mais uma vez questionado pelos jornalistas, o titular da pasta da Saúde do Governo Regional dos Açores, confirmou a decisão do novo executivo de substituir o Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, comprometendo-se a anunciar os novos membros no início da próxima semana.

RISCO ELEVADO EM S. MIGUEL, BAIXO RISCO NAS OUTRAS ILHAS

Nesta conferência de imprensa foi também apresentado o Relatório Semanal de Risco Covid-19 na Região, o qual esteve a cargo do presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores.

Gustavo Tato Borges anunciou que o grau de risco elevado continua para São Miguel, passando as restantes ilhas ao grau de baixo risco. “Mesmo as ilhas que apresentaram mais alguns casos nos últimos dias, como é o caso das Flores, apresentam baixo risco, porque os casos detetados nos últimos dias, referem-se todos a viajantes”, frisou.

O especialista em Saúde Pública garantiu ainda que “a situação pandémica no arquipélago está sob controle, e que os números revelam uma descida genérica e constante nos últimos dias”. Por outro lado, Gustavo Tato Borges adiantou que a testagem anunciada para Rabo de Peixe e Ponta Garça, se inicia na próxima terça-feira, 19 de janeiro.

© SRSD | Foto: SRSD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s